PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTHIA RAFAELA AMARO GONCALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CINTHIA RAFAELA AMARO GONCALVES
DATA : 31/08/2021
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/uom-hcec-bqq

O ADOECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM POR COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA INCERTEZA DA DOENÇA

COVID-19; Profissionais de Enfermagem; Teoria da Incerteza da Doença.

Este estudo tem como objeto a experiência de incerteza vivenciada por profissionais de enfermagem durante o processo de adoecimento pela COVID-19. O interesse em estudar esta questão surgiu a partir do contexto atual de enfrentamento da Pandemia por um novo tipo de Coronavírus, onde estamos vivenciando mundialmente a exposição dos profissionais de enfermagem na linha de frente do cuidado, bem como o seu adoecimento pela COVID-19, diante de um cenário de incertezas nos mais diversos aspectos. A incerteza da doença está intrinsecamente relacionada à incapacidade de determinar sentido aos acontecimentos que tenham relação com ela, no sentido de atribuir valores concretos, prever resultados e construir estratégias de enfrentamento. É possível destacar que o recebimento do diagnóstico por si só não ameniza as incertezas da pessoa acometida por COVID-19. Mesmo com toda corrida da comunidade científica em busca das melhores evidências, ainda há uma necessidade de domínio de conhecimento acerca da doença, da terapêutica clínica e do tratamento. Diante do exposto, o estudo traz as seguintes questões norteadoras: Quais as incertezas vivenciadas por profissionais de enfermagem que adoeceram por COVID-19 no estado de Alagoas? Como os profissionais de enfermagem avaliam a vivência do adoecimento? Quais estratégias foram utilizadas por esses profissionais no enfrentamento da incerteza da doença? É nesse contexto que se propõe como objetivo: Analisar as incertezas vivenciadas por profissionais de enfermagem que adoeceram por COVID-19. O estudo faz-se relevante pelas contribuições científicas, visto as lacunas de conhecimento existente na literatura a respeito do adoecimento por profissionais de enfermagem acometidos pelo COVID-19. E faz-se importante pela contribuição com a construção desse conhecimento, hoje ausente/insuficiente, que, em última instância, visa a melhoria da atenção à saúde da população investigada.

Interna - 1466486 - INGRID MARTINS LEITE LUCIO
Externa ao Programa - 1543975 - JANAINA FERRO PEREIRA
Presidente - 2566877 - LAIS DE MIRANDA CRISPIM COSTA
Notícia cadastrada em: 30/08/2021 22:40