PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: AMAURI DOS SANTOS ARAUJO

DISCENTE : AMAURI DOS SANTOS ARAUJO
DATA : 30/09/2021
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/gcs-dqgj-udf

O VIVIDO PELO ENFERMEIRO EM UNIDADES DE TRIAGEM PARA SÍNDROMES GRIPAIS NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Enfermagem; Assistência à Saúde; Triagem; Síndrome Respiratória Aguda Grave; COVID-19.

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. O presente estudo apresenta como objeto de pesquisa “a experiência dos enfermeiros das Unidades de Triagem para Síndromes Gripais no enfrentamento da COVID-19”. Tem como questão norteadora da pesquisa: Qual a experiência dos enfermeiros que trabalham em Unidades de Triagem para Síndromes Gripais no enfrentamento da COVID-19. Justificativa/Relevância: Os profissionais de enfermagem enfrentam um cenário de pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 com consequente mudança na sua prática, devido ao grande risco de contágio. Tal mudança ocasiona uma experiência única e permeada de sentimentos e novos obstáculos técnicos e pessoais que afetam de forma impactante a vida profissional e particular dos enfermeiros. De posse do conhecimento do fenômeno oculto neste vivido ter-se-á conhecimentos para subsidiar um processo de trabalho estruturado para enfrentamento de pandemias, com possibilidades de atenuar as possíveis consequências indesejáveis e advindas da atual conjuntura, proporcionando qualidade de vida, segurança profissional e pessoal. Para tanto, o objetivo do estudo: compreender a experiência dos enfermeiros que trabalham em Unidade de Triagem para Síndromes Gripais no enfrentamento da COVID-19. Metodologia: estudo descritivo e explicativo, do tipo qualitativo, conduzido pela fenomenologia social de Alfred Schütz. A pesquisa foi realizada com 10 enfermeiros que atuavam nas duas Unidades de Triagem para Síndromes Gripais no enfrentamento da COVID19, destinadas ao atendimento de pacientes com casos suspeitos e/ou confirmados de COVID-19, no município de Maceió, Alagoas. Após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, de acordo com os princípios éticos da Resolução n° 466/12 e nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, foram realizadas entrevistas fenomenológicas, individuais, guiada pela seguinte questão disparadora: “Conte sobre a sua experiência vivida durante o tempo que você está cuidando dos pacientes com COVID-19, atendidos na Unidade de Triagem para Síndromes Gripais.” As entrevistas foram gravadas e transcritas para análise baseada nos pressupostos da fenomenologia social de Alfred Schütz. Resultados: Para conhecer o fenômeno, foi necessário o mergulho na experiência do enfermeiro em unidades de triagem para se alcançar a análise da existencialidade acerca do vivido. Diante os pressupostos da fenomelogia social, foi possível desvelar as seguintes categorias: Tempos difíceis vividos no enfrentamento da COVID-19; O mundo vida permeado pelo aprendizado com a COVID-19; Repercussões da COVID-19 no mundo vida do enfermeiro. Considerações finais: A imersão do enfermeiro no mundo vida de uma pandemia possui motivos existenciais para adentrar no enfrentamento de uma pandemia que assola o mundo, no contexto pessoal, familiar e na comunidade. Não distante, o protagonismo do enfermeiro tomou evidência no cenário corroborando assim, para a implementação de práticas seguras meio à repercussão avassaladora.

Externa ao Programa - 467117 - ELIZABETH MOURA SOARES DE SOUZA
Presidente - 1566710 - ISABEL COMASSETTO
Interna - 2121388 - JOVANIA MARQUES DE OLIVEIRA E SILVA
Notícia cadastrada em: 29/09/2021 00:22