PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: ELI BORGES DE FREITAS SILVA

DISCENTE : ELI BORGES DE FREITAS SILVA
DATA : 17/05/2022
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/qcv-igiu-pwn

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO: COMPREENSÃO FUNDAMENTADA NA FENOMENOLOGIA SOCIAL

Cuidado pré-natal; Gravidez de alto risco; Papel do profissional de enfermagem.

Este estudo teve como objetivo compreender o mundo vida do enfermeiro ao assistir gestantes no pré-natal de alto risco. Estudo do tipo qualitativo de abordagem fenomenológica sendo utilizado como suporte teórico metodológico a sociologia compreensiva de Alfred Schütz. Os cenários de desenvolvimento do estudo foram os quatro ambulatórios de referência para o pré-natal de alto risco de Alagoas: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió; Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió; Espaço Nascer, em Arapiraca; e Centro de Assistência à Saúde da Mulher Quitéria Neves, em Santana do Ipanema. Participaram do estudo, sete enfermeiras que prestam assistência às gestantes nos ambulatórios de pré-natal de alto risco de Alagoas. Foram realizadas entrevistas abertas, no local de atuação de cada um das enfermeiras, guiadas pelas seguintes questões disparadoras: “Como é para você a experiência de atuar como enfermeiro assistindo gestantes que apresentam alto risco, no pré-natal?”; Que ações você realiza no ambulatório de pré-natal com as gestantes de alto risco? Emergiram a partir dos depoimentos, as categorias temáticas: o mundo vida do enfermeiro no pré-natal de alto risco; mundo vida do enfermeiro traduzido no olhar que faz a diferença; mundo vida do enfermeiro enfrentando dificuldades e desafios para atuar no pré-natal de alto risco; mundo vida do enfermeiro construindo a autonomia e empoderamento em seu trabalho no pré-natal de alto risco. Os dados analisados permitiram identificar as atividades desempenhadas pelas enfermeiras que prestam assistência às gestantes dentro do pré-natal de alto risco em Alagoas, através da identificação dos “motivos porque” e “motivos para” dessa ação profissional e das falas dos sujeitos, desvelando a prática assistencial e o reconhecimento do seu exercício profissional.

Interna - 1566710 - ISABEL COMASSETTO
Presidente - 2121388 - JOVANIA MARQUES DE OLIVEIRA E SILVA
Externa ao Programa - 2582351 - JULIANA BENTO DE LIMA HOLANDA
Notícia cadastrada em: 16/05/2022 09:32