PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVI PORFIRIO DA SILVA

DISCENTE : DAVI PORFIRIO DA SILVA
DATA : 28/06/2022
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/uwr-wyqo-sen

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE INDIVÍDUOS COM FERIDAS CRÔNICAS, RASTREIO DE Staphylococcus aureus E SUSCETIBILIDADE À OXACILINA

Feridas Crônicas; Cicatrização de Feridas; Staphylococcus aureus

O compromentimento do tecido tegumentar produz impactos biopsicossociais, sobretudo em condições de retardo do seu processo de reparação. A cronificação de uma ferida é multifatorial e inclui os danos relacionados às infecções, que são responsáveis pela destruição de componentes da cicatrização. Entre os principais agentes infecciosos em feridas destaca-se a espécie Staphylococcus aureus, microrganismo reconhecido pela sua capacidade de resistência antimicrobiana. As cepas com perfil de resistência as penicilinas estáveis, como S. aureus resistente à oxacilina, merecem destaque pela capacidade de apresentar resistência combinada à diversas classes de antimicrobianos e transferência genes de resistência a outros microrganismos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico de indivíduos com lesões crônicas e rastrear a presença de Staphylococcus aures e sua suscetibilidade à oxacilina. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, descritivo, realizado a partir da coleta de material biológico de indivíduos com feridas crônicas. Foram incluídos 53 indivíduos adultos de ambos os sexos, em acompanhamento ambulatorial para tratamento de uma ou mais ferida crônica. A coleta dos dados sociodemográficos e dos aspectos clínicos ocorreu mediante entrevista, consultas aos registros em prontuário e avaliação da lesão. Os microrganismos isolados foram submetidos a testes bioquímicos e cultivo em meio seletivo-diferencial para identificação presuntiva. A determinação da Concentração Inibitória Mínima ocorreu pela da técnica de microdiluição em caldo. A análise estatística dos resultados ocorreu de maneira descritiva. Entre os 53 participantes, predominou indivíduos do sexo feminino (58,49%), autodeclarados pardos (47,17%), com idade média de 59,6 anos, baixo nível de escolaridade (64,15%), com benefício previdenciário/social (84,91%) e residentes em Maceió (69,81%). Além disso, a maioria dos participantes (90,57%) relatou comorbidade, sendo mais frequente Hipertensão Arterial Sistêmica (77,36%) e diabetes mellitus (47,17%), uma pequena parcela da amostra afirmou tabagismo (7,55%), uso rotineiro de álcool (3,77%) e hospitalização nos últimos 12 meses (20,75%). Em relação as características clínicas da lesão, o grupo mais expressivo de participantes possuía 10 anos ou mais de evolução da lesão (37,74%), lesão única (56,60%), classificadas como úlcera venosa (64,15%), cuja principal localização foi em membros inferiores (96,23%) e com tamanho menor que 10cm² (33,96%) ou entre 10 e 50cm²(32,08%). Além disso, predominou a presença de sinais desfavoráveis na avaliação da pele perilesional (64,15%) e borda (60,38%), bem como a presença de sinais de infecção (56,60%); enquanto a presença de sinais favoráveis, como a presença de somente de tecido viável no leito da lesão (62,26%), pouco (41,51%) ou moderado (43,40%) volume de exsudato e tipo seroso (84,91%), também foram recorrentes. O uso de antimicrobianos sistêmicos foi relatado em uma pequena parcela (3,77%) dos participantes, embora todos (100%) tenham feito uso de antimicrobianos tópicos. A identificação presuntiva confirmou a presença de oito cepas de S. aureus, proveniente de 7 lesões/participantes. A maior parte dos isolados (75%) foi sensível a menor concentração de oxacilina avaliada (3,90ug/ml), embora dois isolados (25%) tenham sido sensíveis somente a concentrações mais elevadas (62,5ug/ml e 500ug/ml). Assim, essa investigação possibilitou a caracterização do perfil sociodemográfico e clínico de pessoas com feridas crônicas em acompanhamento ambulatorial, cuja presença de S. aureus foi confirmada, incluindo cepas com resistência à oxacilina.

Externa à Instituição - LARA MENDES DE ALMEIDA
Presidente - 1490861 - ROSSANA TEOTONIO DE FARIAS MOREIRA
Externo ao Programa - 1653165 - VALTER ALVINO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/06/2022 10:40