PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: AMANDA MARIA SILVA DA CUNHA

DISCENTE : AMANDA MARIA SILVA DA CUNHA
DATA : 26/10/2022
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/svk-itri-yng

O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ONCOLOGIA: SCOPING REVIEW

Educação em Saúde, Jogos e Brinquedos, Oncologia, Promoção da Saúde, Revisão.

O objetivo deste trabalho foi mapear a literatura científica existente sobre o uso de jogos para a educação e promoção da saúde de pessoas em cuidados oncológicos. Trata-se de uma revisão de escopo na qual adotados os seguintes passos propostos pelo Joanna Briggs Institute: definição do título e da questão da pesquisa, definição dos critérios de inclusão e exclusão, definição da estratégia de pesquisa, seleção dos estudos/fontes de evidência, exercício de consulta, extração de dados, e análise e apresentação dos resultados. Ao estabelecer o PCC obteve-se a seguinte questão norteadora: quais as evidências científicas sobre o uso de jogos para educação e promoção da saúde de pessoas com câncer?. Os critérios de inclusão foram os estudos que atendessem aos objetivos propostos por essa pesquisa de desenho metodológico, quantitativo e/ou qualitativoprimários, secundários do tipo: revisões sistemáticas, metanálises e/ou metassínteses, publicados em fontes indexadas e na literatura cinzenta. Ademais estes deveriam dispor de acesso aberto do tipo open acess ou com acesso pelo portal de periódicos CAPES via instituição de ensino superior, não havendo restrições quanto ao idioma e ano de publicação. As buscas finais foram realizadas entre março e junho de 2022 nas bases de dados: Epistemonikos, MedLine via PubMed, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual em Saúde - BVS/Bireme, Scopus, Embase, Web Of Science, Cochrane Database of Systematic Reviews e). Além disso, foram consultadas as fontes de literatura cinzenta: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses & Dissertações – CAPES e Google Scholar. Foram utilizados os descritores e palavras chave "oncology", "cancer", "games", "play", "health education" e "health promotion" que, combinados entre si por meio dos operadores boleanos resultaram em três cruzamentos de busca utilizados a fim de promover o alcance abrangente das pesquisas relacionadas. A amostra final desta revisão foi composta por 54 estudos. Estes datam a partir do ano de 2001, com maior número de publicações nos anos de 2018 e 2019 (n=7 por ano), sendo majoritariamente realizados nos continentes americano (n=27) e europeu (n=13), com destaque para países como os Estados Unidos da América (n=22), Austrália e Brasil (n=5 em cada respectivamente). Os periódicos Games for Health Journal (n=5) e Journal of Medical Internet Research (n=3) foram os que apresentaram o maior número de publicações, sendo 78% (n=42) destas fontes de dados primários. Estas foram majoritariamente realizadas com crianças (n=24) e adolescentes/jovens adultos (n=23). Foram citados 39 jogos e plataformas/programas baseados em jogos voltados para a educação e promoção da saúde de pessoas com câncer, sendo os mais citados Adventures in Sophoria, AlphaBeatCancer, Ben’s Game, Brave Ranger, Breast Care Bingo Game, Cytarius, Empower Stars!, Escape from Diab, FUN QUEST, ILOVEBREAST, iManageCancer (adultos e crianças), INTERACCTT, Kidz with Leukemia: A Space Adventure,dentre outros. Apontando-se ainda a utilização de jogos recreacionais do Nintendo WiiTM para este fim. Entre estes apenas dois (My Wonderful Life e Shop Talk) constituíram-se como jogos de tabuleiro, sendo os demais caracterizados como eletrônicos/digitais. Diferentes mecânicas e elementos foram adotados a fim de atender aos diferentes grupos dessa população, destacando-se ainda que quatro jogos restringiram seu público alvo considerando o sexo dos usuários, sendo três destes voltados para usuários do sexo feminino e um para o sexo masculino. Estes foram utilizados para a educação em saúde durante o diagnóstico, tratamento, controle e cura, estando inseridos na abordagem de temas relevantes no campo como a adesão ao tratamento, autoeficácia para gerenciamento da doença, manejo de náuseas e vômitos, promoção da atividade física e mudanças de comportamentos de saúde e qualidade de vida. Concluiu-se que o uso de jogos constitui-se como uma estratégia favorável para a educação em saúde em oncologia, tendo sido apresentadas evidências científicas para sua utilização entre os diversos grupos de pacientes havendo possibilidades disponíveis para diferentes contextos clínicos e sociais. Indica-se que as pesquisas na área demonstram promissoras e acompanham as tendências no campo da saúde.

Externa ao Programa - 2996880 - ALDA GRACIELE CLAUDIO DOS SANTOS ALMEIDA
Externa à Instituição - LAÍS FUMINCELLI - UFSCAR
Presidente - 2022453 - PATRICIA DE CARVALHO NAGLIATE
Notícia cadastrada em: 25/10/2022 13:52