PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: NATHALIA LIMA DA SILVA

DISCENTE : NATHALIA LIMA DA SILVA
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Miniauditório 2 do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA

ASSISTÊNCIA PRESTADA NA CONSULTA GINECO-OBSTÉTRICA AOS HOMENS TRANSEXUAIS PELA ENFERMAGEM

Pessoas Transgênero; Assistência de enfermagem; Minorias sexuais e de gênero

Introdução: O acesso universal à saúde com a lei 8.080/90, com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde e uma política que regulamenta o cuidado integral da população composta por Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis, Queer, Interssex, Agêneros ou Assexuados e as demais pessoas da bandeira e a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero, recebe um atendimento incipiente nas consultas de enfermagem. Objetivo: Analisar o conhecimento dos enfermeiros sobre a assistência prestada aos homens transexuais na consulta gineco-obstétrica. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, que se deteve a estudar com uma população específica, enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde no município de Maceió-Alagoas. Resultados: Participaram do estudo 14 enfermeiros; o tempo de atuação na Atenção Primária variou entre dois anos a mais de 26 anos, e o ano de formação acadêmica como bacharel(a) em enfermagem, variou entre 1989 a 2019. Percebemos que os profissionais fazem confusão entre o termo identidade de gênero, seja pela falta de conhecimento de causa ou por constrangimento no momento da entrevista. A princípio, em sua consulta, o profissional deverá lançar mão da afirmação de gênero em sua fala, com uso adequado do pronome atrelado ao nome social, bem como, sobre orientações dos efeitos da hormonioterapia, como também, cuidados pós mastectomia, realização de citologia oncótica, são alguns exemplos de atribuições do enfermeiro voltadas ao homem trans, além das necessidades que sejam apresentadas por ele. Conclusão: Conclui-se que ao analisar o que foi posto, observa-se que os profissionais participantes necessitam de uma melhor capacitação sobre o tema, na qual poderia ser ofertada pelo serviço de saúde município que trabalham, visando a melhoria da assistência de enfermagem, incluindo neste caso, o homem trans e suas necessidades em todas as etapas de vida, como ponto de cuidado de enfermagem. Bem como, uso de princípios como humanização e qualidade no acesso a todos os que buscam o sistema de saúde.

Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - EDNALDO CAVALCANTE DE ARAÚJO - UFPE
Interno(a) - 1566710 - ISABEL COMASSETTO
Notícia cadastrada em: 29/03/2023 20:31