O PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO À CRIANÇA NA ATENÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19
Atenção Primária à Saúde, Enfermagem, Processo de trabalho, Saúde da criança, Covid-19.
A pandemia de Covid-19 impôs transformações e impactos na atenção à saúde da população e nos processos de trabalho em toda a rede de serviços, que sofreram com as necessidades de reorganização diante do novo coronavírus, inclusive no cuidado à criança na atenção básica. Deste modo, buscou-se analisar o processo de trabalho do(a) enfermeiro(a) no cuidado à criança na Atenção Básica no contexto da pandemia por Covid-19. Estudo descritivo, analítico com abordagem qualitativa, realizado em Maceió-Alagoas com profissionais enfermeiros da rede de atenção básica com atuação durante a pandemia de Covid-19. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada audiogravada em lócus de trabalho, com 15 profissionais, no período de agosto a novembro de 2022, após aprovação pelo comitê de ética. Todos foram enfermeiras, como média de idade de 51 anos, tempo de atuação na Atenção Básica de 6 a 20 anos; 14 tinham especialização e 1 mestrado, e as áreas de especialização foram diversas, sendo 11, entre saúde pública e saúde da família. Após leitura exaustiva, buscou-se a estruturação dos núcleos de sentido e categorias elucidativas, do Processo de Trabalho em Enfermagem, em busca das dimensões assistir, pesquisar, ensinar, administrar e pensar politicamente, em temas. Destes, destacaram-se no contexto: o assistir e ensinar. Na dimensão assistir, evidenciou-se o objeto do trabalho pautado na doença, uma vez que as medidas de afastamento e de interrupção do atendimento, as ações voltadas às crianças passam a ter com o foco no adoecimento, e alguns profissionais sinalizam que a consulta é destinada a criança doente. Citam a importância das tecnologias leves como instrumento do trabalho, como o acolhimento, no entanto, também evidenciam a falta de recursos básicos para o cuidado infantil, como cadernetas, fitas métricas, balanças e antropômetros. A finalidade do trabalho recai sobre a imunização infantil, onde descrevem diferentes ações e estratégias para a manutenção do calendário da criança e a busca ativa das que apresentam vacinas em atraso, além dos desafios para a retomada das ações de vigilância do desenvolvimento infantil. Na dimensão ensinar, explorou-se os objetos a finalidade do trabalho, identificando o desejo e a necessidade dos enfermeiros em capacitar-se para o cuidado infantil, visando um cuidado de enfermagem de qualidade. Os profissionais destacam o afastamento da gestão na articulação de ações de educação continuada. A consulta de enfermagem é vista como uma oportunidade para orientar pais e cuidadores sobre os cuidados com a criança, e a capacitação de técnicos de enfermagem é apresentada como um desafio. Enquanto que a articulação e orientações junto aos Agentes Comunitário de Saúde foram uma estratégia positiva para disseminar informações sobre os cuidados com as crianças. No entanto, as dimensões Gerenciar, pesquisar e participar politicamente foram pouco evidenciadas pelas enfermeiras no seu processo de trabalho junto à criança na pandemia.