PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANDRE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS ANDRE DOS SANTOS
DATA : 01/06/2023
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/acj-ykdu-xnk

A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE O ACESSO AO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL II

Pacientes, Serviços de Saúde Mental, Acesso aos Serviços de Saúde, Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde.

Introdução: Este estudo justifica-se pelo entendimento da compreensão dos usuários sobre o acesso aos Centros de Atenção Psicossocial que prestam assistência à pessoa com transtorno mental com foco na sua porta de entrada e continuidade no serviço. E então a partir daí almeja-se a possibilidade de conhecer como é qualidade do acesso oferecido e possivelmente esclarecer essas funcionalidades à sociedade. Objetivo: Compreender a percepção dos usuários sobre o acesso aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II), considerando os determinantes e condicionantes territoriais e gerenciais descritos. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, exploratória, com o uso da técnica da história oral de vida. A ser realizado em sessões individuais, com usuários e ex- usuários de dois CAPS II de diferentes distritos sanitários de Maceió. A coleta foi realizada através da entrevista da história oral, com auxílio do roteiro semiestruturado e diário de campo por meio de gravação de voz. Análise e Resultados: Foram realizadas as transcrições das entrevistas de forma exaustiva e cuidadosa, identificando com algarismos romanos para obedecer a ordem de realização. Em seguida foram realizados os procedimentos de análise em “História Oral de Vida” : textualização e transcriação cuidadosamente para não mudar o sentido das informações obtidas. Foi feita também a validação junto aos participantes após passado os três processos. Após a validação da entrevista em profundidade foi feita em sequência a fase de categorização composta por pré-análise, codificação. A partir de recortes das falas, que foram considerados relevantes no procedimento de codificação, esses foram selecionados de acordo com as perguntas feitas seguindo o roteiro, indicando categorias e subcategorias quais respondem os apontamentos do objetivo do estudo, que compreendem: “ Eu quando criança, As minhas descobertas da adolescência” , “Comecei a ter crises”, “São 15 anos de tratamento no CAPS”, “O CAPS foi importante na minha vida". Dentro dessas categorias também foram apontadas subcategorias com recorte das falas do usuário assim identificando a categorização e seus códigos.

Interno(a) - 1566710 - ISABEL COMASSETTO
Externo(a) ao Programa - 1518410 - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
Presidente - 1120996 - MARIA CICERA DOS SANTOS DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 25/05/2023 11:59