PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: FRANCYELE ALVES DA PAIXAO NOBRE

DISCENTE : FRANCYELE ALVES DA PAIXAO NOBRE
DATA : 03/07/2023
LOCAL: Sala virtual - meet.google.com/kqi-xcga-zmw

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA DA COVID-19

Coronavírus. Depressão. Ansiedade. Enfermagem.

A Covid-19 é uma doença provocada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), tem elevado grau de disseminação e mortalidade. No contexto da pandemia foi possível verificar aumento de transtornos mentais relacionados à depressão e ansiedade em profissionais de saúde, especialmente, na equipe de enfermagem. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a prevalência e fatores associados à ansiedade e depressão em profissionais de enfermagem que atuaram na assistência à saúde durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal com profissionais de enfermagem do hospital universitário de uma cidade de Minas Gerais. Os dados foram obtidos com um questionário sociodemográfico, econômico e laboral, o Inventário de Ansiedade Beck e o Inventário de Depressão Beck. A coleta de dados aconteceu mediante um link de acesso do Google Forms enviado para o WhatsApp e/ou e-mail dos participantes. Os dados foram analisados com auxílio do software estatístico R 3.6. A amostra da pesquisa foi composta em sua maioria por profissionais de enfermagem pertenciam ao sexo feminino, técnicos/auxiliares de enfermagem, raça parda/mulata, solteiros, com renda maior que três salários mínimos, autoavaliação de saúde como boa. Profissionais de enfermagem que possuíam renda familiar maior que dois e meio salários mínimos, jornada semanal de 40 horas são mais propensos a apresentar ansiedade moderada e grave. Profissionais que exerciam a profissão há quatro ou mais de quatro anos e com nível superior são mais propensos a apresentar ansiedade moderada. Aqueles casados/união estável e com nível superior são mais propensos a apresentar ansiedade grave. Profissionais de enfermagem com nível superior estão mais propensos a apresentar depressão leve. Casados/ união estável, separados/divorciados e com nível superior estão mais propensos a apresentar depressão moderada. Possuir renda maior que dois e meio salários mínimos e autoavaliar a saúde como regular e boa estão mais propensos a apresentar depressão grave. As prevalências de ansiedade e depressão foram maiores em profissionais de enfermagem casados, de nível superior e com jornada de trabalho semanal igual a 40 horas. Exclusivamente para depressão, a prevalência foi maior em profissionais com renda familiar de maior valor. No entanto, não houve influência de sexo, idade, filhos e como o profissional autoavalia sua saúde na prevalência de ambas as doenças.

Presidente - 1120996 - MARIA CICERA DOS SANTOS DE ALBUQUERQUE
Externo(a) ao Programa - 1728726 - VALFRIDO LEAO DE MELO NETO
Interno(a) - 1697820 - VERONICA DE MEDEIROS ALVES
Notícia cadastrada em: 28/06/2023 21:50