PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: JULLIANA DANIELLE NASCIMENTO DE VERAS

DISCENTE : JULLIANA DANIELLE NASCIMENTO DE VERAS
DATA : 10/07/2023
LOCAL: Sala virtual - https://meet.google.com/ehz-hwyo-qin

VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE B EM RENAIS CRÔNICOS ANTES OU APÓS O TRATAMENTO HEMODIALÍTICO: ENSAIO CLÍNICO PILOTO RANDOMIZADO

Vacinação, Hepatite B, Insuficiência Renal Crônica,Hemodiálise, Ensaio Clínico Controlado Randomizado

Introdução: O controle da disseminação da infecção pelo vírus da hepatite B na população em diálise tem sido uma meta importante no manejo da doença renal em estágio terminal, devido à exposição a hemoderivados e ao estado imunológico comprometido.  Apesar de uma diminuição na incidência de infecção por HBV e esses pacientes geralmente mostram uma resposta imunológica prejudicada a vacina contra o vírus da hepatite B. Objetivo: Comparar o aumento da titulação de anticorpos contra Hepatite B conferida pela vacinação antes ou após a hemodiálise Material e método: Trata-se de pesquisa quantitativa com abordagem experimental, intervencional, do tipo ensaio clínico randomizado(ECR), realizado com pessoas que realizam tratamento hemodialítico na faixa etária entre 18 a 40 anos utilizando a vacina Hepatite B. As hipóteses foram testadas comparando-se dois grupos de indivíduos simultaneamente, com a distinção entre os participantes divididos em dois grupos: um experimental e um controle; sendo que, para o grupo experimental, recebeu a intervenção de interesse, pacientes submetidos à vacina contra hepatite B antes do procedimento de hemodiálise e o grupo controle foram os pacientes submetidos a vacina após a realização da hemodiálise, terapia padrão à intervenção. As análises dos dados foram realizadas através do software livre R (R version 4.2.2 (2022-10-31 ucrt) O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa por meio de parecer favorável sob nº 5.340.073 sob o protocolo CAAE- 55210822.0.0000.5013, bem como pela ReBEC, com ID de aprovação RBR-9vvb89s. Resultados:Participaram do estudo 25 pessoas com idade média de 29,88 anos (dp ± 6,45) . O grupo experimental apresentou 12 participantes (48%) e 13 pessoas no grupo controle (52%). Todos os participantes atingiram títulos de anticorpos (≥ 10 mUI/mL), com anti-Hbs IgG médio de 674,92 mUI/mL (dp ±369,22) após a totalidade da intervenção. O grupo Experimental obteve maior média de titulação de anticorpos anti-HBs (763,08 mUI/mL) em relação ao grupo controle (593,55 mUI/mL). Não houve influência das variáveis sexo, cor, escolaridade, doença base, tipo sanguíneo, fator RH, uso de bebida alcoólica e presença de anemia, IMC, Duração da sessão, Fluxo de sangue e meses de hemodiálise.  Conclusão: Este ensaio clínico indica  que há uma tendência para alcançar a titulação de anticorpos contra hepatite B antes da hemodiálise.

Presidente - 1924449 - EVELINE LUCENA VASCONCELOS
Interno(a) - 2022453 - PATRICIA DE CARVALHO NAGLIATE
Externo(a) à Instituição - ALFREDO DIAS DE OLIVEIRA FILHO - UFS
Notícia cadastrada em: 04/07/2023 04:02