PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: JAIR KLEYSON SOUSA LEITE

DISCENTE : JAIR KLEYSON SOUSA LEITE
DATA : 28/08/2023
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/itv-mbhy-evi

COMPORTAMENTO SUICIDA EM PÓS GRADUANDOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO

Comportamento Autodestrutivo; Educação de Pós-Graduação; Saúde mental; COVID-19.

Introdução: O comportamento suicida inclui pensamentos de ideação suicida, tentativa de suicídio e suicídio. A pandemia da COVID-19 ampliou os fatores de risco associados ao suicídio, como perda de emprego ou econômica, transtornos mentais e criou barreiras ao acesso à saúde. Objetivo: Mapear as evidências de comportamento suicida em pós-graduandos no contexto da pandemia de COVID-19. Critérios de elegibilidade: Seguiram a estrutura do acrônimo PCC. Participantes - documentos que incluem pós-graduandos stricto sensu. Conceito - documentos que relataram o comportamento suicida. Contexto - documentos que estavam dentro do contexto da pandemia de COVID-19, a partir de dezembro de 2019. Método: A estratégia de busca foi aplicada no MEDLINE®/PubMed® e adaptada nas demais bases de dados:  EMBASE®(Elsevier); CINAHL® (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature/ EBSCO); LILACS® (Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe/BVS – Biblioteca Virtual em Saúde); PsycINFO® (APA) e Web of Science (Clarivate Analytics). Realizou-se uma busca pela literatura cinzenta no Google Acadêmico® e Banco de Teses e Dissertações da Capes. A revisão considerou estudos de pesquisa primária, com delineamentos quantitativos e qualitativos. Não houve limitações quanto ao idioma. Houve limitação quanto à data da publicação, onde considerou-se artigos a partir do surgimento do novo coronavírus na cidade de Wuhan, China, em dezembro de 2019. Os resultados recuperados foram inseridos no EndNote v.X9 e duplicatas foram removidas. A seleção dos estudos se realizou utilizando a plataforma on-line para revisões sistemáticas Rayyan QCRI20. A seleção foi feita por dois revisores independentes de forma cega e as possíveis discordâncias foram resolvidas por consenso entre os dois revisores. Os resultados do processo de busca e inclusão de estudos foram apresentados em um diagrama de fluxo PRISMA - Extension for Scoping Reviews. Os dados foram extraídos usando a ferramenta padrão de extração na abordagem scoping review do JBI, adaptados para atender aos objetivos da revisão de escopo. Os dados extraídos foram: caracterização dos estudos, participantes, conceito, contexto e achados-chave relevantes para a questão da revisão. Resultados: A estratégia de busca localizou 1.615 estudos, dos quais foram excluídos 703 artigos duplicados e 120 artigos por terem sido publicados antes de dezembro de 2019. Assim, restaram 792 estudos para leitura de título e resumo. Em seguida foram selecionados 21 estudos para leitura de texto completo, sendo incluídos 12 artigos na análise desta pesquisa. Observa-se que em estudantes de mestrado foi estudada a ideação suicida e em estudantes de doutorado foi possível identificar estudos sobre ideação suicida, planejamento e tentativa de suicídio. As pesquisas têm apontado que a pandemia modificou as vivências dos pós-graduandos potencializando os riscos para desenvolver o comportamento suicida. Conclusão: Os achados contribuem com o conhecimento sobre o desenvolvimento de estratégias de cuidado a serem realizadas nas universidades, voltados para os pós-graduandos.

Externo(a) à Instituição - LEINER RESENDE RODRIGUES - UFTM
Interno(a) - 1120996 - MARIA CICERA DOS SANTOS DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1697820 - VERONICA DE MEDEIROS ALVES
Notícia cadastrada em: 26/08/2023 10:58