PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAEMA NEVES COTRIM CARVALHO

DISCENTE : RAEMA NEVES COTRIM CARVALHO
DATA : 12/09/2023
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/ubx-vmxr-jzc

INTERSETORIALIDADE: ANÁLISE DA GESTÃO EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA/AL

Gestão. Saúde. Intersetorialidade.

As doenças crônicas não-transmissíveis – DCNT constituem um desafio para a gestão em saúde, sendo necessário esforços sinérgicos para a construção de um planejamento estratégico, desta forma a intersetorialidade se apresenta como um instrumento para articulação visando o planejamento e a operacionalização de políticas, programas e projetos, criando uma dinâmica que possibilita o fortalecimento das políticas públicas. No sentido de traçar estratégias direcionadas pela intersetorialidade o município de Delmiro Gouveia/AL buscou parceria com a Universidade Federal de Alagoas – UFAL para o enfretamento das
DCNTs no município. Este estudo tem como objetivos avaliar a implementação da intersetorialidade no município de Delmiro Gouveia e analisar o planejamento das ações intersetoriais à luz do paradigma da complexidade. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem descritiva. A produção das informações ocorreu no período de agosto a outubro de 2021 utilizando a técnica roda de conversa – RC: 1a RC – Diagnóstico Situacional; 2a RC – Planejamento Estratégico Situacional e 3a RC – Discussão para construção de projetos intersetoriais. Para organização e interpretação dos achados, foi utilizado o método da análise de temática. Após da análise das 3 RCs com 19 participantes no total foi possível identificar 19 núcleos de sentido, os quais, a partir da aplicação do referencial teórico proposto, deram origem a 2 categorias temáticas, intituladas como: O modelo biologicista versus intersetorialidade e Fragmentação da atenção à saúde versus perspectivas de implementação da intersetorialidade. A primeira categoria discute a predominância do modelo biologicista e a dificuldade da gestão em conduzir ações intersetoriais no município. A segunda categoria busca elencar os pontos sensíveis da rede de atenção à saúde e apontar perspectivas para um planejamento intersetorial.

Externo(a) à Instituição - CINIRA MAGALI FORTUNA - USP
Presidente - 2566877 - LAIS DE MIRANDA CRISPIM COSTA
Interno(a) - ***.925.055-** - REGINA MARIA DOS SANTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 11/09/2023 08:31