PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: ANA LUIZA SOUZA DE FARIA LÔBO

DISCENTE : ANA LUIZA SOUZA DE FARIA LÔBO
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Miniauditório 2 do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES COM ESTOMIAS

Estomia; Saúde da mulher; Assistência integral à saúde; Representações sociais.

Introdução: Sabe-se que o recebimento de um diagnóstico médico diante de uma doença/situação crônica ou ainda com a necessidade de realizar uma cirurgia mutiladora como a de estomização, costumam ter um grande impacto na vida das pessoas. O objeto de estudo são as representações sociais de mulheres com estomias. Objetivo: Compreender as representações sociais de mulheres com estomia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada com 18 mulheres que se encontravam em dois centros de referência para o atendimento de pessoas com estomia, localizados no município de Maceió/AL. Os dados coletados foram transcritos na íntegra e analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Resultados: Tornou-se possível identificar três unidades temáticas: : O surgir da estomia; O conviver com a estomia e As representações sociais frente aos significados/sentimentos relacionados à estomia. Os resultados demonstraram as representações sociais das mulheres com estomia, no qual é vivenciada de forma dramática e conflituosa, acarretando no surgimento de vários sentimentos que causam um conflito interno nas mesmas. Conclusão: O fato de que a maioria das pessoas nunca ouviram falar ou tiveram contato com um indivíduo com estomia faz com que representações negativas sejam criadas diante do que não é familiar. Desse modo, é importante trabalhar essa temática de modo que sejam quebradas as barreiras e os estereótipos sociais, para que as pessoas com estomia sintam-se incluídas e pertencentes à sociedade, de modo que os sentimentos negativos sejam amenizados.

Presidente - 2731160 - AMUZZA AYLLA PEREIRA DOS SANTOS
Interno(a) - 1566710 - ISABEL COMASSETTO
Externo(a) à Instituição - JANINE KOEPP
Notícia cadastrada em: 12/12/2023 14:38