PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: (82) 3214-1171 https://sigaa.sig.ufal.br/enfermagem

Banca de DEFESA: RAEMA NEVES COTRIM CARVALHO

DISCENTE : RAEMA NEVES COTRIM CARVALHO
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/kje-vzad-dkr

GESTÃO EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA-AL: UM OLHAR PARA A INTERSETORIALIDADE

Gestão. Saúde. Intersetorialidade.

A intersetorialidade se apresenta como um instrumento para articulação visando o planejamento e a operacionalização de políticas, programas e projetos, criando uma dinâmica que possibilita o fortalecimento das políticas públicas. No sentido de traçar estratégias direcionadas pela intersetorialidade o município de Delmiro Gouveia/AL buscou parceria com a Universidade Federal de Alagoas – UFAL para o enfrentamento das DCNTs. Este estudo tem como objetivo analisar a intersetorialidade no município de Delmiro Gouveia e o planejamento das ações intersetoriais à luz do paradigma da complexidade. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo que utiliza a Teoria da Complexidade de Edgar Morin como referencial teórico para subsidiar a análise e discussão dos resultados. A produção das informações ocorreu no período de agosto a outubro de 2021 utilizando a técnica roda de conversa – RC: 1a RC – Diagnóstico Situacional; 2a RC – Planejamento Estratégico Situacional e 3a RC – Discussão para construção de projetos intersetoriais. Para organização e interpretação dos achados, foi utilizado o método da análise de temática. Após da análise das 3 RCs com 19 participantes no total foi possível identificar 19 núcleos de sentido, os quais, a partir da aplicação do referencial teórico proposto, deram origem a 2 categorias temáticas, intituladas como: O todo nas partes e as partes no todo: compreendendo essa espiral no contexto do SUS e Dialogando com os atores sociais: perspectivas para a intersetorialidade no município de Delmiro Gouveia. A primeira categoria debate a intersetorialidade no município de Delmiro Gouveia sob a ótica da teoria da complexidade destacando os avanços e fragilidades para a condução das ações intersetoriais. A segunda categoria busca elencar os pontos sensíveis da rede, identificando a raiz dos problemas e apontando perspectivas de implantação de um planejamento intersetorial. Desta forma, foi possível apreender inicialmente uma dificuldade de articulação da gestão em saúde como mediadora e os demais atores sociais no entendimento dos problemas e na busca pela resolutividade coletivamente, demonstrando uma visão alicerçada no paradigma da simplificação. A medida que a discussão entre pesquisadores, gestores, trabalhadores e conselheiros da saúde foram aprofundadas as raízes dos problemas foram sendo identificadas e a caminhos para a construção das soluções também apresentados, destacando o quão complexo são as necessidades e demandas de uma população a partir das reflexões sob o prisma do paradigma da complexidade. As RCs abriram um espaço para aprofundamento das discussões disparando projetos intersetoriais no munícipio que visam a promoção de saúde e o fortalecimento da atenção básica em Delmiro Gouveia.

Externo(a) à Instituição - CINIRA MAGALI FORTUNA - USP
Presidente - 1466486 - INGRID MARTINS LEITE LUCIO
Interno(a) - 2533720 - KEILA CRISTINA PEREIRA DO NASCIMENTO OLIVEIRA
Interno(a) - 2566877 - LAIS DE MIRANDA CRISPIM COSTA