Banca de DEFESA: LUANA KARLA DE VASCONCELOS BRANDAO



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUANA KARLA DE VASCONCELOS BRANDAO
DATA: 28/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reunião 3 - PPGAU/FAU/UFAL
TÍTULO:

VERTICALIZAÇÃO E AMBIENTE TÉRMICO URBANO: ANÁLISE DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS INTEGRADOS À ABORDAGEM BIOCLIMÁTICA EM ARAPIRACA, ALAGOAS.


RESUMO:

O estudo dos parâmetros urbanísticos frente à expansão urbana horizontal e vertical se torna imprescindível, devido ao potencial de otimizar o aproveitamento dos recursos naturais adequados ao clima local, princípio do urbanismo bioclimático. A ausência de planejamento urbano prévio provoca a perda de qualidade de vida no meio ambiente urbano, seguido de diversos impactos ambientais, como: ilhas de calor, enchentes, efeito smog, entre outros. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a influência do adensamento urbano por meio da verticalização no ambiente térmico urbano, com base em parâmetro urbanísticotradicional(recuo progressivo), a partirdolotecomo unidade mínimade planejamento, tomando como estudo de caso a cidade de Arapiraca, localizada no semiárido alagoano, noperíodo quente/seco. Isso foi possível pormeio desimulações computacionaisde cenários urbanos hipotéticos (pesquisa preditiva), com uso do software ENVI-met 4.0. Diante das estratégias bioclimáticas adequadas ao clima local, foram elaborados 18 modelos, com norteiguala0°e45°,soboconceitodaporosidadeerugosidade,condicionantesclimáticosque possuem estreita ligação com a geometria do cânion urbano (relação H/W), a partir do tipo de tecido urbano que apresenta tendência à verticalização na cidade. A análise do desempenho térmico se deu mediante dados de temperatura do ar, temperatura radiante, velocidade/ direção dos ventos e do índice PMV. Os resultados obtidos indicaram que o sentido de incidência da ventilação natural oblíquo às edificações (N=45°) apresentou condições de sensação térmica mais amenas. No que tange o recuo progressivo, os cenários em que foi utilizado apenas o recuo inicial apresentaram melhores condições de sensação térmica urbana, devido a maior área de sombra gerada pelas edificações verticalizadas, o que coincide com a principal estratégia bioclimática identificada para o clima local: o sombreamento. Contudo, na análise quanto dos ventos, o uso do recuo progressivo demonstrou desempenho climático superior quanto à porosidade e rugosidade da malha urbana. Portanto, evidenciou-se a importânciadourbanismobioclimáticocomoferramentaparaoplanejamentourbano.


PALAVRAS-CHAVE:

ClimaUrbano.UrbanismoBioclimático.Verticalização.SimulaçãoComputacional


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
ESPECIALIDADE: Teoria da Arquitetura

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1654723 - JULIANA OLIVEIRA BATISTA
Externo(a) ao Programa - 3496496 - LUCIA TONE FERREIRA HIDAKA
Presidente - 1752658 - RICARDO VICTOR RODRIGUES BARBOSA
Externo(a) à Instituição - RUSKIN FERNANDES MARINHO DE FREITAS - UFPE
Notícia cadastrada em: 28/02/2020 10:19
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 26/04/2024 20:53