Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA LAURINDO ANDRÉ NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANA MARIA LAURINDO ANDRÉ NUNES
DATA: 16/06/2020
LOCAL: Sala de Reunião 3

Análise de desempenho térmico de creche do programa Proinfância: estudo de caso no clima semiárido de Arapiraca-AL

Sabendo-se especificidades dos projetos destinados a edificações escolares e conhecendo o atual contexto das construções de escolas públicas brasileiras frente à sua diversidade climática, este trabalho teve como objetivo principal analisar o desempenho térmico de creche padrão do Programa Metodologias Inovadoras, no clima semiárido, a partir do estudo de uma unidade situada na cidade de Arapiraca-AL. O método deste trabalho foi dividido em duas etapas: qualitativa e quantitativa. A primeira avalia se o objeto de estudo – Centro de Educação Infantil Professora Berenice Miranda Neto – atende aos requisitos estabelecidos pela NBR 15 220 e a segunda, parte do monitoramento climático da edificação, com o levantamento de variáveis climáticas internas (das salas de aula representativas escolhidas) e externas, seguida pelo tratamento e interpretação dos dados a partir da escolha de dias representativos dentro do período em que a edificação foi monitorada. Com a avaliação qualitativa, verificou-se que a edificação atende a maior parte dos requisitos da Norma, além de os ambientes estarem bem orientados quanto à posição do sol. A avaliação quantitativa mostrou que as salas atingem altas temperaturas internas, algumas delas apresentam picos maiores que as temperaturas externas. Diante dos dados preliminares, visto que aqui são apresentados apenas os resultados do monitoramento do período quente e úmido, pode-se destacar a relevância do uso de elementos de sombreamento de aberturas, pois as vedações externas do objeto de estudo estão com a maior parte das propriedades térmicas calculadas dentro dos limites estabelecidos pela NBR 15 220 e a orientação dos blocos encontra-se favorável ao aproveitamento dos condicionantes climáticos, e, ainda assim, os ambientes monitorados apresentaram altas temperaturas internas. Porém, as salas 3b e 4b apresentaram melhor desempenho e temperaturas internas menores que a externa principalmente devido ao sombreamento que ambas apresentaram. Alguns dados coletados não foram analisados até o presente momento, mas encontram-se nos apêndices para análise posterior ou encontram-se em análise.

PALAVRAS-CHAVE:

Arquitetura Escolar. Conforto Ambiental. Padronização de Projetos. Salas de Aula.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Interno(a) - 1654723 - JULIANA OLIVEIRA BATISTA
Interno(a) - 129.179.074-87 - LEONARDO SALAZAR BITTENCOURT - UFAL