Banca de DEFESA: ANA CLARA ASSIS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CLARA ASSIS FERREIRA
DATA : 04/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/eyq-pxiy-vkf
TÍTULO:

VALOR INVISÍVEL: A IDEIA DE CONFORTO NO PROCESSO DE PROJETO NA ERA DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS


PALAVRAS-CHAVES:

conforto, projeto arquitetônico, conceitos bioclimáticos, redes sociais


PÁGINAS: 280
RESUMO:

A consolidação das redes sociais digitais como uma das principais formas humanas de comunicação é um processo vigente cujas consequências futuras ainda são um mistério. Nesse contexto, é importante analisar como os conteúdos publicados e o próprio formato rápido e imagético desses meios podem estar reforçando, dentro do processo de projeto de arquitetura, um desequilíbrio de importância entre os aspectos estéticos e visuais e os demais parâmetros técnicos “invisíveis” como a ideia de conforto. Ao delimitarmos o recorte de projetos de edifícios residenciais, essa problemática é ainda mais preocupante quando pensamos que o espaço doméstico tem como uma das mais nobres funções o abrigo e o aconchego dos seus habitantes, e essa função pode estar sendo preterida no complexo do processo de projeto de arquitetura. Dessa maneira, este trabalho discute o pressuposto de que as redes sociais, em especial o Instagram, caracterizadas pela hipervalorização da imagem e difusão de informações rápidas, influência na definição dos valores atribuídos aos projetos arquitetônicos, resultando na simplificação dos aspectos plásticos espaciais, reduzindo a importância dos elementos "invisíveis" - aspectos técnicos e qualitativos, dentre os quais o conforto ambiental. Em consonância com o objetivo de explorar o pressuposto apresentado, esta dissertação tem como objetivo geral investigar a influência do modo de divulgação de conteúdo da rede social Instagram na compreensão do conforto ambiental como atributo de valor em projetos de arquitetura residencial. Metodologicamente o trabalho se apresenta como uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter exploratório e uma abordagem mista. As principais ferramentas de obtenção de dados utilizadas foram, revisão bibliográfica, análise documental e a aplicação de formulários. Como resultados gerais, a amostra analisada constatou uma frequência muito pequena de aparição termos relacionados à ideia do conforto nas postagens do Instagram, o que diverge das percepções de valores alegadas pelos profissionais. Estes, por sua vez, foram categóricos ao admitir a influência das redes sociais em suas práticas projetuais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1654723 - JULIANA OLIVEIRA BATISTA
Interno(a) - 2121364 - MORGANA MARIA PITTA DUARTE CAVALCANTE
Interno(a) - 1120504 - RICARDO CARVALHO CABUS
Externo(a) à Instituição - ALOISIO LEONI SCHMID - UFPR
Notícia cadastrada em: 03/04/2024 10:25
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