Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS REGINA SOUZA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAÍS REGINA SOUZA NUNES
DATA : 07/06/2022
LOCAL: Videoconferência

O ENSINO DO URBANISMO E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA NA
ESCOLA ESTADUAL DR. FERNANDES LIMA, BAIRRO SÃO JORGE, MACEIÓ-AL.

Educação, Cidadania, Ensino do urbanismo, Escola Pública, Maceió.

Em meio a uma sociedade heterogênea, marcada por desigualdades sociais, conflitos de classes e por grandes diferenças estruturais, estudar meios para alcançar uma cidade mais justa e participativa, se torna imprescindível. E, diante deste cenário, o ensino do urbanismo pode ter um papel fundamental, pois, ao aliar a cidade e a escola, a relação entre o território e a sociedade que nele habita é discutida, abrindo a possibilidade de compreensão e resposta efetiva aos interesses das comunidades. A escola, quando vista como um território de construção da cidadania, abre portas para a transformação da sociedade. A cidade como escrita (ROLNIK, 2004), constantemente e de forma espontânea, educa e ensina por meio da vivência do cidadão e cidadã. A cidade se transforma no uso, na discussão e no planejamento. É nessa perspectiva que Paulo Freire (1991) vai dizer que: “Enquanto educadora, a Cidade é também educanda”. Nesse panorama, o objetivo do trabalho busca contribuir para fortalecer a cidadania, através da compreensão dos desdobramentos do ensino do urbanismo, no âmbito escolar público, para o desenvolvimento da consciência urbana, do olhar crítico, da participação, do pertencimento e da autonomia dos jovens na cidade. Para isso, se faz necessário percorrer os seguintes objetivos específicos: identificar os principais autores, que abordam a conceituação e importância da luta constante da cidadania, na cidade regida pelas classes dominantes; estudar as principais teorias que tratam a relação pedagógica entre a cidade e a educação; identificar e comparar práticas pedagógicas para uma consciência cidadã, no âmbito nacional e internacional; caracterizar o bairro São Jorge onde está inserida a Escola Estadual Dr. Fernandes Lima (EEDFL), local de análise da questão, observando a relação com seu entorno, suas condições físicas e a situação socioeconômica da comunidade escolar; e por fim, a partir das práticas pedagógicas analisadas, construir uma abordagem apropriada a ser aplicada naquele contexto, realizando um experimento que busque desenvolver nos alunos, a partir de uma metodologia lúdica, a consciência cidadã. Os procedimentos metodológicos serão divididos em quatro fases: estudo do referencial teórico, levantamento e análise de práticas pedagógicas, reconhecimento do entorno e da escola e realização do experimento, por meio da observação participante.

Externa à Instituição - MONICA PEIXOTO VIANNA - Tiradentes
Presidente - 2332875 - DEBORA DE BARROS CAVALCANTI FONSECA
Externa ao Programa - 3143166 - DIANA HELENE RAMOS
Interna - 2373057 - ROSELINE VANESSA SANTOS OLIVEIRA