MAPEAMENTO SONORO PARA ANÁLISE DA POPULAÇÃO EXPOSTA AO TRÁFEGO VEICULAR NO BAIRRO CENTRO DE ARACAJU-SE
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As últimas décadas presenciam uma expansão da malha urbana, aumento da densidade
populacional e da frota de veículos em centros urbanos, elevando os índices de poluição sonora.
Esta ocupa o segundo lugar no ranking como maior causadora de doenças, atrás apenas da
poluição atmosférica, gerando problemas auditivos e extra auditivos. Para avaliação e
gerenciamento do ruído ambiental, surgem os mapas de ruído, ferramentas de apoio à tomada
de decisão relacionadas ao planejamento e ordenamento territorial. Neste contexto, a presente
dissertação objetivou mapear o ruído de tráfego rodoviário do bairro Centro, na cidade de
Aracaju-SE para análise da população exposta. O trabalho também apresenta uma metodologia
alternativa para especializar os dados demográficos. Foram realizadas medições de ruído em
vias com diferentes morfologias, coletados dados de fluxo veicular e elaborados mapas de ruído
por meio de simulações computacionais no software Cadna-A. Dados demográficos foram
espacializados no software de geoprocessamento QGis para obtenção da porcentagem de
pessoas expostas a altos níveis de ruído, conforme a NBR 10.151, e formulação de mapas de
conflito. Os resultados evidenciaram que todos os pontos de medição continham níveis acima
do limite estabelecido por norma, o menos ruidoso foi 61,2 dB (LAeq) no horário de pico (ao
meio-dia) e o mais ruidoso foi 74,6 dB no período matutino. Sendo o ruído dos veículos leves,
o principal contribuidor da poluição sonora. Além disso, 57% da população está numa região
sem conflito com a norma, 26% está exposta a até 5 dB além do limite aceitável 60 dB (LAeq),
12% entre 5 e 10 dB além do permitido e 4% recebendo estão acima de 10 dB. Assim,
juntamente com as intervenções futuras do Plano de Mobilidade municipal foram indicadas
medidas de mitigação de ruído, as quais devem ser implementadas em conjunto para maior
eficácia e garantia da qualidade de vida da população aracajuana