RESISTÊNCIAS POÉTICAS NAS ARTES VISUAIS DE ARTISTAS NEGROS: por uma “quilombagem estético-afetiva”
Artes visuais e urbanas; autoria negra; imagens e paisagens contracoloniais; colagem digital; narrativa expográfica-curatorial;
Esta tese buscou repertoriar autorias negras inscritas no campo das artes visuais contemporâneas, cujas poéticas e imagéticas permitem visibilizar obras cujo potencial estético favorece o reposicionamento das narrativas sobre os sujeitos e população negra no Brasil. Este trabalho se pautou teoricamente a partir do pensamento decolonial e contracolonial, trazendo autores brasileiros, latinos, artistas e autoras do feminismo negro como alternativa à história de apagamentos, apropriações culturais e epistemicídios dos saberes e práticas negras. Metodologicamente se encaminhou pelo estudo e experimentação de visualidades, a partir da errância virtual, da prática experimental da ‘montagem urbana’ (JACQUES, 2015), das ferramentas construídas pelo Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem (SILVA et al, 2019) e da proposta de Curadoria de Exposição (RUOSO, 2019) como forma de apresentação do texto-tese. Se esta tese conseguiu investir em visualidades e narrativas não dominantes e contra coloniais, uma contribuição pode se dar na reconfiguração crítica e estética do olhar, no campo de estudo das urbanidades, permitindo ver os modos de viver e sentir a cidade a partir dos protagonistas marginalizados. Além de favorecer que as representações de suas próprias histórias reconfigurem subjetividades, paisagens e lugares sociais, construindo espacialidades, urbanas em especial, mais equânimes e inclusivas.