POR UMA CIDADE MAIS JUSTA E PARTICIPATIVA: EXPERIMENTO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA ESTADUAL DR. FERNANDES LIMA, BAIRRO SÃO JORGE, MACEIÓ-AL
criança; cidadania; ensino do urbanismo; escola pública;
Maceió.
Em meio a uma sociedade marcada por desigualdades sociais, conflitos de
classes e por grandes diferenças estruturais, estudar meios para alcançar uma
cidade mais justa e participativa se torna imprescindível. Nesse contexto, as crianças
vivem, cada uma dentro das possibilidades oferecidas, a cidade, mas são
silenciadas, em sua grande parte, pela voz opressora do olhar “adultocêntrico”. As
crianças, mesmo consideradas por lei, sujeitos de direitos, quando o assunto é a
participação infantil, no que diz respeito às políticas que afetam a vida das crianças,
a percepção infantil é inviabilizada. Ao considerar a escola como uma importante
ferramenta para a fomentação do pensamento crítico sobre a cidade, há nesse
movimento um passo para a cidadania, a relação entre o território e a sociedade que
nele habita é discutida, abrindo a possibilidade de compreensão e resposta efetiva
aos interesses das comunidades. A escola, quando vista como um território de
construção da cidadania, abre portas para a transformação da sociedade. A cidade
como escrita (ROLNIK, 2004), constantemente e de forma espontânea, educa e
ensina por meio da vivência do cidadão e cidadã. A cidade se transforma no uso, na
discussão e no planejamento. É nessa perspectiva que Paulo Freire (1993) vai dizer
que: “Enquanto educadora, a Cidade é também educanda”. Nesse panorama, o
objetivo geral desta dissertação é, a partir da compreensão dos desdobramentos do
ensino do urbanismo, promover uma prática pedagógica urbana no âmbito escolar
público, tendo como local de experimento, a Escola Estadual Dr. Fernandes Lima –
EEDFL, no bairro São Jorge, na cidade de Maceió – AL, para o desenvolvimento da
consciência urbana, do olhar crítico, da participação, do pertencimento e da
autonomia dos jovens na cidade. Os objetivos específicos são: identificar os
principais autores que abordam a conceituação da infância e o reconhecimento da
criança e adolescente como cidadãos, bem como o papel da escola no processo de
educar para a cidadania; estudar as principais teorias que tratam a relação
pedagógica entre a cidade e a educação; comparar práticas pedagógicas para uma
consciência cidadã, no âmbito nacional e internacional; caracterizar o bairro São
Jorge, onde está inserida a EEDFL, observando a relação com seu entorno, suas
condições físicas e a situação socioeconômica da comunidade escolar; e, por fim, a
partir das práticas pedagógicas analisadas, aplicar um experimento de estímulo à
consciência cidadã na escola do bairro e analisar seus resultados. Os
procedimentos metodológicos foram divididos em quatro fases: estudo do referencial
teórico; levantamento e análise de práticas pedagógicas; reconhecimento do entorno
e da escola e realização do experimento, por meio da observação participante. Por
fim, a partir da aplicação da prática pedagógica, foi possível observar questões
como as diferenças sociais, sob a perspectiva das crianças e dos adolescentes e de
que modo afeta a forma deles pensarem e vivenciarem a cidade, seja a partir do
medo, insegurança, violência ou de forma libertadora. A prática também constatou o
potencial infanto-juvenil da participação ativa, no que diz respeito aos assuntos que
as afetam, onde o processo de escuta e estímulo à cidadania é fundamental para o
processo efetivo de participação.