Banca de DEFESA: EDUARDO SIQUEIRA CADETE

DISCENTE : EDUARDO SIQUEIRA CADETE
DATA : 29/06/2023
LOCAL: videoconferência

ANÁLISE DE DESEMPENHO TÉRMICO DE FORRO E SUBCOBERTURA EM BAMBU NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO

desempenho térmico; forro de bambu; semiárido; células teste; bambu Guadua paniculata.

A cobertura se caracteriza por ser um importante meio de transferência de calor entre a área interna e externa da edificação. A utilização de uma cobertura eficiente com um forro ou subcobertura, econômica e durável pode resolver grandes problemas ocasionados pelo alto índice de desconforto térmico no usuário durante os períodos quentes e secos de um determinado lugar. Dessa forma, um estudo detalhado para identificar possíveis materiais que possam promover menores números de amplitude térmica e amortização térmica podem contribuir no desempenho térmico do material para a cobertura. Nesse contexto, o bambu surge como uma alternativa que apresenta muitas vantagens, como alta resistência, rápido crescimento e alto rendimento. Além de se tratar por um elemento natural e biodegradável de baixo custo, que não requer mão de obra especializada, além de ser facilmente encontrada na região de Arapiraca, Alagoas. O objetivo dessa pesquisa é identificar e potencializar as vantagens do bambu (Guadua paniculata) como subcobertura e forro frente aos sistemas convencionais de cobertura (telha cerâmica e telha de fibrocimento) no contexto climático do semiárido alagoano, de clima quente e seco. Como método foi elaborado uma revisão sistemática de literatura nas plataformas de busca Web of Science e Scopus em um recorte temporal de 30 anos, a respeito do uso do bambu na construção civil e o monitoramento de dados horários de temperatura superficiais externas e internas da cobertura e dos forros e subcoberturas, além da temperatura do ar interna no ático e no interior das células-teste. Como resultados encontrados, a utilização da subcobertura para o contexto climático do semiárido alagoano, se mostrou favorável para ambos os tipos de cobertura analisados, chegando à diferença média de temperatura superficial de até 7,8 °C e 15,3 °C em termos absolutos ao meio-dia, quando o sol estava com altura mais elevada. Além disso, o forro fixado sem a utilização da subcobertura pode ser recomendado apenas para a cobertura com telha cerâmica. A temperatura do ar interno (abaixo do forro), chegou a uma diferença média de 0,8 °C com a telha cerâmica (comparando a SF com a célula testemunho) enquanto na cobertura de fibrocimento essa diferença média chegou a 1,6 °C, evidenciando que a temperatura do ar na SF estava mais aquecida que a célula-teste testemunho. A utilização do bambu como forro e subcobertura foi uma estratégia eficiente para evitar amplitude térmica elevada no ambiente interno, aspecto importante para obtenção do conforto térmico, podendo também contribuir para qualidade estética e ambiental urbana. Sobretudo, pode-se destacar a influência da cobertura, na qual a telha cerâmica apresentou bons resultados de amortização térmica entre as células com subcobertura e forro de bambu comparadas à célula-teste testemunho.

Interno(a) - 2198876 - FERNANDO ANTONIO DE MELO SA CAVALCANTI
Interno(a) - 116.877.031-91 - LUIZ BUENO DA SILVA - UFPB
Externo(a) à Instituição - MAXIMILIANO DOS ANJOS AZAMBUJA - UNESP
Presidente - 1752658 - RICARDO VICTOR RODRIGUES BARBOSA