Banca de DEFESA: LETICIA BRAYNER RAMALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LETICIA BRAYNER RAMALHO
DATA : 24/07/2023
LOCAL: videoconferência

A Arquitetura Residencial de Zélia MaiaNobre: Uma Trajetória em Alagoas

Zélia Maia Nobre, arquitetura moderna, projetos residenciais, análise projetual.

Zélia Maia Nobre é uma arquiteta que ocupou muitos espaços e abriu diversas frentes de trabalho no campo da arquitetura no Estado de Alagoas. Fundou, com muito esforço e empenho de colegas e alunos, o curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Alagoas. Coordenou o setor de obras do Estado e, mais tarde, o setor de patrimônio histórico, no qual esteve à frente de diversas obras de restauro. A arquiteta é uma das representantes da arquitetura moderna em Alagoas, onde ganhou notoriedade pela produção de residências modernas, especialmente na cidade de Maceió. Apesar de sua vasta atuação, não há trabalhos dedicados exclusivamente à sua obra, tampouco foi feito um procedimento de catalogação e sistematização dos seus projetos que retratem as características fundamentais de sua arquitetura e os vínculos que ela estabeleceu com a Escola de Belas Artes de Pernambuco, local onde se formou. Portanto, o presente trabalho objetiva analisar as residências projetadas por Zélia Maia Nobre na cidade de Maceió, com intuito de suprir uma lacuna na historiografia e contribuir para a luta pelo protagonismo feminino na arquitetura brasileira. Para tanto, traça-se um panorama de sua trajetória pessoal e profissional, a partir do levantamento, sistematização e mapeamento de suas obras residenciais, através de entrevistas, revisões bibliográficas e materiais iconográficos disponíveis nos registros de imóveis da prefeitura de Maceió. Isto posto, analisa-se sete residências, projetadas entre 1957 e 1977, à luz dos critérios de: funcionalidade, permeabilidade e estética, a fim de se compreender as particularidades das obras da arquiteta.

Externo(a) à Instituição - ANA GABRIELA GODINHO LIMA
Externo(a) à Instituição - GUILAH NASLAVSKY - UFPE
Presidente - 1119549 - JOSEMARY OMENA PASSOS FERRARE
Interno(a) - 1647400 - JULIANA MICHAELLO MACEDO DIAS