VALOR INVISÍVEL: A PRODUÇÃO DE PROJETOS BIOCLIMÁTICOS NA ERA DA IMAGEM VIRTUAL
conforto, projeto arquitetônico, conceitos bioclimáticos, redes sociais
A consolidação das redes sociais como uma das principais formas humanas de comunicação é um processo vigente cujas consequências futuras ainda são um mistério. Nesse contexto, é importante analisar como os conteúdos publicados e o próprio formato rápido e imagético desses meios podem estar reforçando, dentro do processo de projeto de arquitetura, um desequilíbrio de importância entre os aspectos estéticos e visuais e os demais parâmetros técnicos “invisíveis” como a ideia de conforto. Ao delimitarmos o recorte de projetos de edifícios residenciais, essa problemática é ainda mais preocupante quando pensamos que o espaço doméstico tem como uma das mais nobres funções o abrigo e o aconchego dos seus habitantes, e essa função pode estar sendo preterida no complexo do processo de projeto de arquitetura. Dessa maneira, este trabalho discute a hipótese de que as redes sociais, em especial o Instagram, caracterizadas pela hipervalorização da imagem e difusão de informações rápidas, influencia na definição dos valores atribuídos aos projetos arquitetônicos, resultando na simplificação dos aspectos plásticos espaciais, reduzindo a importância dos elementos "invisíveis" - aspectos técnicos e qualitativos, dentre os quais o conforto ambiental. Em consonância com o objetivo de testar a hipótese apresentada, esta dissertação tem como objetivo geral investigar a influência do modo de divulgação de conteúdo da rede social Instagram na compreensão do conforto ambiental como atributo de valor em projetos de arquitetura residencial. Metodologicamente o trabalho se apresenta como uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos de caráter exploratório e uma abordagem mista, que considera os aspectos quantitativos e qualitativos. As principais ferramentas de obtenção de dados utilizadas foram, revisão bibliográfica, análise documental e a aplicação de formulários.