ARQUITETURA DO CONSUMO: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS PROJETUAIS EM
ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E SUA RELAÇÃO COM A LOCALIZAÇÃO.
Consumo
Apesar da importância do comércio na dinâmica e produção dos espaços
urbanos, há um preconceito, por partes de estudioso, e uma negligência, por parte dos
governantes, em entender e produzir políticas destinadas a esse setor da economia. Mas,
como reitera Vargas 2018) o terciário está aí, criando e resolvendo problemas nos
espaços urbanos.
A situação que encontramos em nossas grandes cidades, não apenas no Brasil, é
precisamente essa: Um excesso de oferta das atividades varejistas, desde vendedores
ambulantes até shoppings, que ocupam o espaço público de maneira espontânea e por
vezes inadequada, prejudicando a qualidade de vida coletiva, bem como os pequenos
empreendimentos e a economia urbana como um todo.
Nesse sentido, essa pesquisa se concentra em aprofundar-se as análises nos
chamados comércios independentes, por entender que eles são aos maiores produtores
das cenas urbanas. A abordagem do Shopping Center, por sua vez, é feita de modo a
compreender os fenômenos de descentralização do comércio em Maceió com a chegada
do primeiro Shopping Center da cidade.