PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: LIANNA MARIA TAVARES DE LACERDA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LIANNA MARIA TAVARES DE LACERDA
DATA: 27/05/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Heliônia Ceres na Faculdade de Letras na Universidade Federal de Alagoas.
TÍTULO:

UMA EXPERIÊNCIA GAMIFICADA EM AULAS DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: REPERCUSSÕES E RECONSTRUÇÕES


RESUMO:

Esta pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2000; BRUNER, 1985;1987) objetiva interpretar as experiências e reflexões de uma professora no uso da gamificação (SHELDON, 2012; KAPP, 2012;2014, MCGONIGAL, 2011; BURKE, 2015; KOSTER, 2004) em uma sala de aula de língua inglesa no ensino médio de uma escola estadual na cidade de Maceió (AL). O objetivo da experiência gamificada foi contribuir com o desenvolvimento linguístico e crítico dos alunos por meio da perspectiva do letramento crítico (BRYDON, 2010; MCLAUGHLIN, DEVOOGD, 2004, MONTE MÓR, 2009). As aulas continham temas sociais para trabalhar o conteúdo linguístico discursivo de inglês. Os temas foram escolhidos pelos alunos, como por exemplo violência contra a mulher e os problemas enfrentados por eles na vida escolar. Nas aulas, os alunos foram convidados a propor soluções para os problemas por meio de missões especiais. Os instrumentos de coleta foram diários de aula, gravações das aulas em áudio, comentários dos alunos, registros de conversas via celular e postagens em fórum virtual, o qual serviu como plataforma para missões extra-classe. Como resultado, foram  identificados uma melhoria no engajamento dos alunos, maior interação entre os participantes e respeito a opinião do outro diante dos temas trabalhados. Além disso, a experiência repercutiu no desenvolvimento profissional da professora ao provocar ressignificação das visões relacionadas a ministrar aulas de inglês na escola pública.  Os resultados revelam que o ganho mais significativo da experiência vivida não se resume somente ao aprendizado de língua inglesa ou mesmo à discussão dos temas, mas ao processo de construção das interações que possibilitaram modificar as percepções dos participantes, nas relações com os colegas, e as da professora nas relações com o contexto educacional.


PALAVRAS-CHAVE:

Experiência gamificada; Letramento crítico; Língua inglesa; Escola pública.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1631608 - SERGIO IFA
Interno(a) - 2198828 - LUCIA DE FATIMA SANTOS
Externo(a) ao Programa - 3138408 - CATIA VENEZIANO PITOMBEIRA
Externo(a) ao Programa - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Notícia cadastrada em: 06/04/2020 16:02
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 05/05/2024 12:47