UMA EXPERIÊNCIA GAMIFICADA EM AULAS DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: REPERCUSSÕES E RECONSTRUÇÕES
Esta pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2000; BRUNER, 1985;1987) objetiva interpretar as experiências e reflexões de uma professora no uso da gamificação (SHELDON, 2012; KAPP, 2012;2014, MCGONIGAL, 2011; BURKE, 2015; KOSTER, 2004) em uma sala de aula de língua inglesa no ensino médio de uma escola estadual na cidade de Maceió (AL). O objetivo da experiência gamificada foi contribuir com o desenvolvimento linguístico e crítico dos alunos por meio da perspectiva do letramento crítico (BRYDON, 2010; MCLAUGHLIN, DEVOOGD, 2004, MONTE MÓR, 2009). As aulas continham temas sociais para trabalhar o conteúdo linguístico discursivo de inglês. Os temas foram escolhidos pelos alunos, como por exemplo violência contra a mulher e os problemas enfrentados por eles na vida escolar. Nas aulas, os alunos foram convidados a propor soluções para os problemas por meio de missões especiais. Os instrumentos de coleta foram diários de aula, gravações das aulas em áudio, comentários dos alunos, registros de conversas via celular e postagens em fórum virtual, o qual serviu como plataforma para missões extra-classe. Como resultado, foram identificados uma melhoria no engajamento dos alunos, maior interação entre os participantes e respeito a opinião do outro diante dos temas trabalhados. Além disso, a experiência repercutiu no desenvolvimento profissional da professora ao provocar ressignificação das visões relacionadas a ministrar aulas de inglês na escola pública. Os resultados revelam que o ganho mais significativo da experiência vivida não se resume somente ao aprendizado de língua inglesa ou mesmo à discussão dos temas, mas ao processo de construção das interações que possibilitaram modificar as percepções dos participantes, nas relações com os colegas, e as da professora nas relações com o contexto educacional.
Experiência gamificada; Letramento crítico; Língua inglesa; Escola pública.