PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: SIMON DE SENA MARQUES



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SIMON DE SENA MARQUES
DATA: 26/05/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório Heliônia Ceres na Faculdade de Letras na Universidade Federal de Alagoas.
TÍTULO:

LETRAMENTO CRÍTICO E DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


RESUMO:

Este estudo está inserido no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2011) e analisa reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente em três turmas do 3° período de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Alagoas, localizada na cidade de Maceió-AL. O objetivo foi investigar as experiências vivenciadas pelo docente e pelos/as aluno/as na disciplina de Língua Inglesa em aulas centradas em temas sociais.  A pesquisa tem como aportes teóricos a perspectiva do Letramento Crítico (DUBUC; FERRAZ, 2011) e pressupostos teóricos da Decolonialidade (CASTRO-GÓMES; GROSFOGUEL, 2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (SEVERINO, 2007) e de natureza autoetnográfica (ELLIS; ADAMS; JONES, 2015; 2014). O corpus utizado para interpretação foi composto de diários e planos do docente, questionários; atividades de língua inglesa e comentários dos/as alunos/as sobre elas e gravações das aulas no período de dezembro de 2019 a março de 2020. Os resultados indicam posicionamentos críticos e reflexivos dos participantes acerca dos temas trabalhados: sexismo, preconceito racial e questões de gênero. Os dados revelam que a experiência do ensino de língua inglesa a partir de temas sociais relevantes e de interesse dos alunos para a aprendizagem da língua se tornou muito significativa porque provocou ressignificações de conceitos envolvidos nos temas para os/as alunos/as e  fomentou um processo contínuo de reflexão e reconstrução do fazer do professor. 


PALAVRAS-CHAVE:

EJA. Decolonialidade. Ensino de Inglês. Autoetnografia. Letramento crítico.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1631608 - SERGIO IFA
Interno(a) - 1851662 - PAULO ROGERIO STELLA
Externo(a) ao Programa - 3138408 - CATIA VENEZIANO PITOMBEIRA
Externo(a) ao Programa - 2269622 - ROSARIA CRISTINA COSTA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 05/05/2020 13:23
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 05/05/2024 14:56