LETRAMENTO CRÍTICO E DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Este estudo está inserido no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2011) e analisa reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente em três turmas do 3° período de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Alagoas, localizada na cidade de Maceió-AL. O objetivo foi investigar as experiências vivenciadas pelo docente e pelos/as aluno/as na disciplina de Língua Inglesa em aulas centradas em temas sociais. A pesquisa tem como aportes teóricos a perspectiva do Letramento Crítico (DUBUC; FERRAZ, 2011) e pressupostos teóricos da Decolonialidade (CASTRO-GÓMES; GROSFOGUEL, 2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (SEVERINO, 2007) e de natureza autoetnográfica (ELLIS; ADAMS; JONES, 2015; 2014). O corpus utizado para interpretação foi composto de diários e planos do docente, questionários; atividades de língua inglesa e comentários dos/as alunos/as sobre elas e gravações das aulas no período de dezembro de 2019 a março de 2020. Os resultados indicam posicionamentos críticos e reflexivos dos participantes acerca dos temas trabalhados: sexismo, preconceito racial e questões de gênero. Os dados revelam que a experiência do ensino de língua inglesa a partir de temas sociais relevantes e de interesse dos alunos para a aprendizagem da língua se tornou muito significativa porque provocou ressignificações de conceitos envolvidos nos temas para os/as alunos/as e fomentou um processo contínuo de reflexão e reconstrução do fazer do professor.
EJA. Decolonialidade. Ensino de Inglês. Autoetnografia. Letramento crítico.