PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIO NUNES DA SILVA JÚNIOR



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SILVIO NUNES DA SILVA JÚNIOR
DATA: 30/04/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Faculdade de Letras
TÍTULO:

RELAÇÕES DIALÓGICAS E PRÁTICAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS: AUTO-OBSERVAÇÃO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO SUPERIOR


RESUMO:

Na área transdisciplinar e reflexiva da Linguística Aplicada, na sua articulação com a Teoria Dialógica da Linguagem, esta tese tem o objetivo de investigar o estabelecimento de relações dialógicas e de práticas linguístico-discursivas em aulas de língua portuguesa no ensino superior. A opção por essa temática decorre de uma pesquisa anterior (SILVA JÚNIOR, 2019), que deixou evidenciada a ausência da oralidade nas práticas de ensino da língua portuguesa ou a sua abordagem isolada, o que não estimula o desenvolvimento de práticas linguístico-discursivas em sala de aula. Com base nisso, as reflexões efetuadas procuram encaminhamentos para as seguintes questões de pesquisa: Quais relações dialógicas podem povoar as práticas discursivas nas aulas de língua portuguesa? De que modo a auto-observação docente proporciona a (re)elaboração de práticas de ensino mais favoráveis à compreensão de língua viva? Com quais subsídios se pode planejar e efetuar práticas linguístico-discursivas no ensino de língua portuguesa? A metodologia da pesquisa está situada no plano qualitativo (ROHLING, 2014; CHIZZOTTI, 2003; BORTONI-RICARDO, 2008), de natureza etnográfica (MATTOS, 2011; LÓPEZ, 1999; ANDRÉ, 2008; PAIVA, 2019; ANGROSINO, 2009) e numa perspectiva de auto-observação (GHEDIN, 2005; BIRCH, 1991; FREIRE; 1996; NININ, 2009). Os dados de pesquisa foram coletados processualmente no contexto de uma turma de 33 (trinta e três) alunos de um 1º período de Enfermagem, formando um corpus composto por: questionários abertos escritos, gravações de áudio das aulas ministradas, produções escritas e demais atividades realizadas no período de agosto a dezembro do semestre 2019.2, em uma instituição de ensino superior privada situada no município de Arapiraca-AL, na qual o pesquisador atuou como professor regente. O construto teórico, articulado com as análises dos dados, focaliza temas como: dialogismo (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003, 2010), discursividade (VOLÓCHINOV; BAKHTIN, 1926; PADILHA, 2011), compreensão responsiva ativa (BAKHTIN, 2003; ZOZZOLI, 2002, 2012), gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003), leitura (JURADO; ROJO, 2006; GOULEMONT, 2009; GOMES, 2003; CHARTIER, 1998; BAJARD, 1992; SOARES, 2004; ALMEIDA, 2013), oralidade (MARCUSCHI, 2001; SILVA JÚNIOR, 2019; ZOZZOLI, 2006), escrita (SEVERINO, 2007; CAMPOS; RODRIGUES, 2018; DE CERTEAU, 2014) e ensino da gramática (ZOZZOLI, 1997, 1999, 2003; PRESTES; 1996; GERALDI, 1995; POSSENTI, 1996; ANTUNES, 2007; PERINI, 2010; NASCIMENTO; SANTOS, 2005). A pesquisa mostrou que o desenvolvimento de abordagens dialógicas de ensino da leitura, da produção oral e escrita e da gramática, dentro de práticas linguístico-discursivas, revela possibilidades concretas de trabalho pedagógico com a língua viva (VOLÓCHINOV, 2017) em sala de aula. A auto-observação docente e a compreensão ativa das respostas dadas pelos alunos indicam necessidades de se reelaborar práticas visando a participação mais efetiva do outro no processo de construção de conhecimentos linguístico-discursivos, o que representa um ganho para o campo de pesquisa sobre ensino de língua portuguesa na perspectiva da Linguística Aplicada.


PALAVRAS-CHAVE:

Dialogismo. Oralidade. Produção. Práticas Linguístico-Discursivas.

 


PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3118896 - RITA MARIA DINIZ ZOZZOLI
Interno(a) - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Externo(a) à Instituição - ROSANGELA NUNES DE LIMA - IFPI
Externo(a) à Instituição - ROSÂNGELA HAMMES RODRIGUES - UFSC
Notícia cadastrada em: 09/06/2020 09:02
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 05/05/2024 10:17