PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: JERLAN PEREIRA BATISTA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JERLAN PEREIRA BATISTA
DATA: 18/08/2020
LOCAL: Online meet.google.com/iqc-jgbo-ttx

A VARIAÇÃO LEXICAL EM LIBRAS EM TRÊS MUNICÍPIOS DO
ESTADO DE ALAGOAS

Este trabalho se apresenta como uma investigação sobre a variação lexical em Libras existente em três municípios de Alagoas: Maceió, São Miguel dos Campos e Arapiraca, com uma análise sobre as variáveis externas sexo, escolaridade e região. A pesquisa surge da necessidade de estudos na área da sociolinguística sobre a Libras, sobretudo em Alagoas, no que diz respeito às variações lexicais existentes num mesmo estado. Como teoria de base, utilizamos os pressupostos da Teoria da Variação Linguística. Como instrumento de análise, nos amparamos no modelo de parâmetros de Stokoe (1960) e mais especificamente nos estudos de Faria-Nascimento (2009) sobre a Libras. Metodologicamente, Seguimos a metodologia proposta por Labov (1972), com uma estratificação a partir das variáveis sexo, escolaridade e região. Dessa forma, 12 surdos participaram da pesquisa, 4 por município, 6 homens e 6 mulheres, 6 surdos cursando ensino médio e 6 surdos cursando ou tendo concluído o ensino superior.  A coleta foi gravada em ambientes comuns aos participantes, em suas casas ou na escola em que estudam, e o gênero entrevista foi utilizado para a coleta. 5 itens foram analisados: AMENDOIM, em que 6 variantes foram produzidas pelos surdos, CENTRO (da cidade), com 5 variantes produzidas, GOIABA, com 5 variantes produzidas, MARACUJÁ, com 4 variantes e PONTO DE ÔNIBUS, com 4 variantes produzidas. Quanto aos resultados para a análise quantitativa, levando em conta as variáveis externas, não foram observadas diferenças entre a produção lexical entre homens e mulheres, nem entre surdos de ensino médio e superior. Quanto à variação regional, como resultados mais significativos, vimos que, exceto em GOIABA, todos os outros itens apresentaram variantes diferentes, por região, ou seja, os falantes de Maceió sempre produziram uma variante diferente dos de São Miguel e de Arapiraca, e os falantes de São Miguel sempre produziram variantes diferentes das encontradas em Maceió e em Arapiraca.

PALAVRAS-CHAVE:

Libras, Variação Lexical, Variação regional, Alagoas.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Presidente - 037.950.314-00 - ADEILSON PINHEIRO SEDRINS - UFRPE