O LUGAR DO SENTIDO EM SAUSSURE
Este trabalho situa-se no âmbito da reflexão sobre teorias, métodos e epistemologia no campo da Linguística, mais precisamente voltada para o saussurianismo, e tem por objetivo discutir o lugar do Sentido no projeto epistemológico de Ferdinand de Saussure. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, que assume ser o texto, historicamente situado, a fonte primária de pesquisa no campo da reflexão historiográfica e epistemológica. Nosso corpus se constituiu das seguintes fontes primárias: a obra póstuma Curso de linguística geral – CLG – ([1916] 2008), editado por Bally e Sechehaye, juntamente com o manuscrito Essência Dupla da Linguagem – EDL – ([1891] 2012), editado por Bouquet e Engler. Serão fundamentais ainda os trabalhos de alguns dos reconhecidos e respeitados comentadores da obra saussuriana, notadamente De Mauro (1967), Normand (2009) e Bouquet (1997, 2004, 2009). Para determinar que lugar o Sentido ocupa na teorização saussuriana, empreendemos uma busca pelo que este termo designava para o mestre genebrino, então, partindo do CLG para o EDL, abordamos todos os termos que orbitam a semântica saussuriana: Ideia, Conceito, Significado, Significação e Valor. Apesar da grande alternância dos termos e de alguns possuírem mais de uma acepção (com exceção do Valor, que não demonstra uma alternância relevante), pudemos delinear cada um deles, reconhecendo estarem intimamente conectados, e chegar ao que mais nos interessava, o Sentido. Partindo do CLG, encontramos indícios de que o Sentido poderia ser a parte material do Significado, então, a partir de Hjelmslev (1991; 2006) discutimos Forma, Substância e Matéria para chegar naquilo que Saussure deixou escapar sobre o Sentido. No EDL, conseguimos confirmar nossa intuição, a propósito da relação entre Sentido e Significado, a partir do paralelo que traçamos entre Sentido e Figura Vocal, ambos se apresentando como partes materiais da língua. Também discutimos os três domínios apresentados por Saussure, isto é, o do pensamento, o do Signo Vocal e o do som, de modo que conseguimos situar no primeiro domínio o Sentido, no terceiro a Figura Vocal e no segundo, ou seja, no entremeio, a língua. Nossos resultados apontaram, por fim, que a própria noção de dupla essência evoca uma materialidade, que se faz presente pela Figura Vocal e pelo Sentido.
Saussure; Sentido, Valor; Significado; Materialidade;