Constituições Identitárias dos/as tradutores/as intérpretes de Libras numa escola pública de Maceió: um estudo discursivo
Linguística Aplicada; Discurso; Cosntrução identitária; Tradução/Interpretação de Linguagem de Sinais
A realidade educacional da pessoa surda, para além de constituir ela própria, constituiu o profissional Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais (Tilsp) que compartilha com ela o contexto de atuação, mediante as relações dialógicas estabelecidas do “eu e o outro”. Dessa forma, buscou-se com o presente trabalho refletir sobre constituição de identidades (Hall, 2004; Fabricio, 2002; Souto Maior e Luz, 2019) dos/as Tilsps que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Maceió. As discussões estão ancoradas na abordagem qualitativa da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e da LA Implicada (Souto Maior, 2022), a partir da concepção enunciativo-discursiva de linguagem bakhtiniana (Bakhtin, 2006; Bakhtin/Volochinov, 2010) em diálogo com estudos na área de educação de surdos e da tradução e interpretação da Libras (Lacerda, 2009; Albress, 2015; Nascimento 2013). A metodologia adotada para a construção dos dados foi a da pesquisa etnográfica (Oliveira, 2013), consolidada a partir da aplicação de questionários semiabertos, de entrevistas narrativas e das observações da prática dos/as Tilsps no contexto analisado, que foram registrados em diários reflexivos da pesquisadora. O procedimento de análise seguiu a metodologia da triangulação dos dados e da análise de redes de significados em relação aos posicionamentos dos/as Tilsp sobre a prática desenvolvida no espaço educacional. Assim, o estudo lançou luz a importante atuação do/a Tilsp, especialmente, no ensino fundamental, e mediante a construção dos dados da pesquisa, observou-se a existência de uma “arquitetônica identitária”, desalentadora, que denuncia as múltiplas funções atribuídas aos profissionais devido a realidade educacional posta, demandando a esse profissional adaptar-se a fim de que a efetivação dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos/as alcancem êxito.