PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: KYVIA FERNANDA TENORIO DA SILVA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: KYVIA FERNANDA TENORIO DA SILVA
DATA: 23/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: line
TÍTULO:

AQUISIÇÃO SEGMENTAL CONSONANTAL, VOCÁLICA E PROSÓDICA NAS PRODUÇÕES VERBAIS DE CRIANÇAS PRÉ-TERMO 


RESUMO:

O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição dos segmentos consonantais, vocálicos e prosódicos apresentados na fala de pré-termo. Este estudo longitudinal examina a fala espontânea de onze crianças, ambos os sexos, nascidas com idade gestacional entre 24 e 35 semanas, independente do peso, sendo avaliadas entre 12 e 25 meses de idade durante seis meses. Inicialmente, consultou-se o prontuário do bebê, em seguida procedeu-se a anamnese fonoaudiológica e análise de fala espontânea entre criança e mãe em situação lúdica, seguindo-se os preceitos éticos, com o consentimento e a assinatura dos responsáveis. As palavras produzidas pela criança foram transcritas e computadas em tabelas quanto à tonicidade e ao número de sílabas e ao preenchimento segmental. As tabelas foram consultadas para quantificar e descrever a classificação dos segmentos consonantais e dos vocálicos. Ademais, identificou-se e quantificou-se os processos fonológicos no nível segmental e silábico e as estruturas silábicas foram descritas. Aplicou-se o modelo estatístico de regressão multinível, tendo quantidade como variável dependente e peso, sexo, idade gestacional, idade em cada coleta, segmentos, processos fonológicos e tonicidade silábica como variáveis independentes, controlando as coletas e os participantes, resultados significativos com p≤ 0,05. Ao confrontar à quantidade de segmentos consonantais e vocálicos e à quantidade de processos fonológicos dos participantes extremamente prematuros, muito prematuros e prematuros moderados a tardio e dos pré-termos de extremo baixo peso, muito baixo peso e baixo peso, os achados não foram significativos. Além disso, a aquisição prosódica revelou-se defasada quanto ao preenchimento segmental das sílabas átonas e tônica, uma vez que a sílaba tônica se destacou em relação às átonas e os processos fonológicos de maior relevância foram a não realização de uma sílaba ou mais e não realização de segmento no onset simples. Conclui-se que os prematuros avaliados estão em atraso por não preenchem os segmentos em todas as posições silábicas, apesar de apresentarem aos 20 meses as classes das plosivas, nasais e algumas fricativas /f, v, z/. A presença desse atraso inicial poderá afetar o desempenho linguístico em idades posteriores.


PALAVRAS-CHAVE:

Linguagem. Fala. Criança. Prematuro


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1784155 - MIGUEL JOSE ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR
Interno(a) - 037.950.314-00 - ADEILSON PINHEIRO SEDRINS - UFRPE
Externo(a) à Instituição - SUSANA CARVALHO - UFS
Notícia cadastrada em: 22/09/2020 18:45
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