PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: MELBIANY BARROS SARAIVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MELBIANY BARROS SARAIVA
DATA : 07/02/2024
LOCAL: Video-conferência

UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE TÓPICO EM RELATOS ORAIS E ESCRITOS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE MACEIÓ - AL

Língua portuguesa; Língua oral; Língua escrita; Construção de tópico.

Define-se como objeto de estudo nesta pesquisa a análise das Construções de Tópico do português brasileiro encontradas em recortes de textos orais e escritos de estudantes da Educação Básica em escolas da rede pública de Maceió. Com base nos pressupostos da sociolinguística, busca-se como principal objetivo investigar as teorias que permeiam essas construções, bem como os fatores condicionantes, linguísticos e extralinguísticos, que favorecem ou não essas realizações, observando as relações estabelecidas entre a linguagem oral e a linguagem escrita. Este trabalho toma por suporte teórico-metodológico a Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008 [1972]) e o suporte teórico da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004; 2005); seu embasamento está centrado nos estudos das ideias de tópico apontadas por Li & Thompson (1976) e discutidas por Pontes (1987) que aborda e classifica essas construções. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado sob o Certificado de Apresentação de Apreciação Ética de Nº 57051522.6.0000.5013 e Parecer Consubstanciadode Nº5.391.818. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste estudo parte de uma análise realizada em produções textuais orais e escritas, em que os colaboradores da pesquisa foram estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, do sexo/gênero masculino e feminino, todos estudantes de duas escolas públicas e residentes no município de Maceió. O resultado da pesquisa indica que, tanto na modalidade oral quanto na escrita, os estudantes do ensino fundamental da Escola 1 apresentam uma quantidade maior de Construções de Tópico em relação aos textos produzidos por estudantes do ensino médio da Escola 2; já em relação à variável sexo/gênero, o grupo feminino manifesta menor quantidade do fenômeno, porém em maior variedade do que o grupo masculino. Há indícios de quanto maior o nível de escolaridade, menor será o uso dos tópicos, pois existem menos registros próprios dessas construções nas produções dos colaboradores do ensino médio. Logo, percebe-se que a relevância deste estudo, pois além de refletir a diversidade linguística do português brasileiro, observa-se que, nos ambientes institucionais analisados, a presença das construções pesquisadas nos textos dos colaboradores sinaliza para uma língua com proeminência de tópico e sujeito, em que são evidenciadas as duas construções, desse modo, tais estruturas possibilitam um estudo a mais para os estudantes, colaborando assim, para o uso consciente e reflexivo da língua em situações de fala e escrita nas quais devam ser usadas.

Presidente - 338331 - ALDIR SANTOS DE PAULA
Interno(a) - ***.950.314-** - ADEILSON PINHEIRO SEDRINS - UFRPE
Interno(a) - 2132809 - ELYNE GISELLE DE SANTANA LIMA AGUIAR VITORIO
Interno(a) - 3364615 - JAIR BARBOSA DA SILVA