Ações avaliativas no ensino de Língua Portuguesa e as constituições identitárias nas interações de sala de aula
Inquietações levantadas ao longo de determinadas práticas pedagógicas que deram
origem a esta pesquisa relacionam-se diretamente ao contexto de ensino descrito
por Luckesi (2008). A polarização que provas e exames vêm ganhando no sistema
de ensino tem transformado o processo aprendizagem em algo desprestigiado. A
presente pesquisa surge com o objetivo geral de refletir sobre as ações avaliativas
como instrumento para a construção do conhecimento. Para isso, serão descritas e
analisadas as ações de caráter avaliativo tomadas ao longo de aulas de Língua
Portuguesa em uma turma do ensino fundamental da rede pública de ensino de
Maceió, ministradas em 2016 por um professor em formação, membro do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Faculdade de Letras da
Universidade Federal de Alagoas. Dadas as bases epistemológicas de formação do
PIBID, a fundamentação teórica desta pesquisa abordará o fenômeno da linguagem
como o postulado por Bakhtin (1997, 2011) e Volochinov (2004); as discussões
pedagógicas que tem como questão principal a problemática da avaliação da
aprendizagem; os elementos de auxílio da construção interpretativista do
conhecimento (MOITA LOPES, 1994; 2006), como a Pedagogia Culturalmente Sensível
(BORTONI-RICARDO e DETTONI, 2001; ERICSON,1987); a subjetividade (FOUCAULT,
2014, 2019), e a identidade (HALL, 2006; BAUMAN, 2005; MOITA LOPES, 2002)
em contexto da modernidade. Como pressuposto metodológico será utilizada a
abordagem qualitativa de cunho etnográfico (CHIZZOTTI, 2010; LÜDKE E ANDRÉ,
1986) por ser compreendida como método investigativo capaz de oferecer meios de
descrição que não desfigurem a realidade. Considerações finais indicam que as
ações avaliativas proporcionadas ao longo do processo de ensino estudado
fornecem elementos valiosos para a reflexão sobre situações de construção do
saber.
Ações Avaliativas; Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa; Estudos de Identidade; Abordagem Qualitativa.