OS SENTIDOS IDENTITÁRIOS DE UM PROFESSOR TRANSGÊNERO DE UMA
ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ-AL: UM ESTUDO INTERPRETATIVO
Esta pesquisa encontra-se situada no campo de investigação transdisciplinar da Linguística
Aplicada a qual entende e concebe o sujeito envolvido no processo de construção, como
ideológico, heterogêneo e, sobretudo, fluido, de acordo com Moita Lopes (2006), Fabrício
(2006) e Pennycook (2006). Diante deste processo de construção e constituição das
identidades do sujeito, através dos estudos queer, dadas as condições de reflexão ao
reconhecimento das diferenças culturais e políticas, segundo Colling (2016) e Miskolci
(2017), considero as “transexualidades” como um conjunto de várias identidades que
constituem a identidade de gênero do sujeito (JESUS, 2012). Desse modo, a pesquisa está
atrelada à visão socioconstrucionista do discurso (MOITA LOPES, 2002; 2003), aliando-se à
perspectiva dialógica a partir da compreensão da interação entre os sujeitos
(BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981), bem como não entende, a pesquisa, o sujeito como
pronto e acabado, no entanto, entende-o em processo de construção associado às “identidades
fluidas” (BAUMAN, 2001; MOITA LOPES, 2002) e “identidades abertas, contraditórias e
inacabadas” (HALL, 2006). A pesquisa tem como objetivo principal refletir sobre os sentidos
identitários que transpassam a vivência, ora profissional ora pessoal, de um professor
transgênero de uma escola pública de Maceió-AL, com vistas à sua constituição e construção
da identidade de gênero. No que tange aos objetivos específicos, são: (a) identificar os
discursos marcados pela trajetória identitária que circundam o professor transgênero em uma
turma de 7º ano do Ensino Fundamental II; (b) observar como se dão os sentidos identitários
entre o professor transgênero e a comunidade escolar e (c) descrever a constituição identitária
do professor transgênero frente às implicações de sentidos em relação às políticas públicas
voltadas à população TRANS. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa
de base interpretativista (FLICK, 2004; MOITA LOPES, 1994), e para o seu desenvolvimento
serão utilizados os seguintes instrumentos: questionário, entrevista, observação e diário de
campo, a fim de haver uma melhor contextualização e um entendimento acerca do problema
(LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Quanto às questões da pesquisa, as quais deram suporte à análise,
foram: (1) Como se dá a relação do professor transgênero na comunidade escolar?; (2) Como
o professor transgênero analisa a sua trajetória na escola, frente os sentidos identitários, no
tocante à sua identidade de gênero? e, por fim, (3) Quais são as políticas públicas relacionadas
à população TRANS e como essas se articulam com os discursos proferidos pelo professor
transgênero? Nesse sentido, através das discussões levantadas pelas autoras e pelos autores
frente às implicações quanto às questões de gênero e de identidade, reflito e analiso que as
constituições identitárias do professor transgênero de uma escola pública de Maceió-AL estão
sendo constituídas/construídas em meio a um universo social e político, a partir da noção de
“sujeito pós-moderno” (HALL, 2006), cuja visibilidade está ganhando mais espaços.
Constituição identitária. Transexualidade. Sentidos identitários.
Interação.