PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SILMA LIMA DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARIA SILMA LIMA DE BRITO
DATA: 26/10/2020
LOCAL: Fale-Ufal

A DECODIFICAÇÃO E A COMPREENSÃO EITORA NOS ANOS INICIAIS: UMA PESQUISA CORREACIONAL NO 4º ANOD DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO

Na sociedade moderna, a leitura e a escrita são bens culturais indispensáveis, pois, através deles é possível acessar conhecimentos em todas as áreas da atividade humana. Entretanto, o ensino e a aprendizagem dessas habilidades têm se tornado uma grande preocupação nas escolas brasileiras, visto que avaliações de ampla escala, como a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização de 2016 (Inep, 2017), que avaliou o 3º ano do Ciclo de Alfabetização nas escolas públicas brasileiras, demonstrou que 54,8% das crianças do 3º ano do Ensino Fundamental alcançaram apenas os dois piores níveis de leitura. Ademais, pesquisas relativamente  recentes, a exemplo de Silva (2016) e Santos (2016), realizadas em escolas públicas na nossa região, constataram a existência de alunos no quinto e sexto anos do Ensino Fundamental praticamente analfabetos. Dentre as inúmeras causas de tal problema, podem-se conjecturar questões polêmicas relativas às abordagens e métodos de alfabetização, principalmente no que se refere ao processamento cognitivo da leitura, incluindo-se aí, um certo descaso de professores e pedagogos pela decodificação, considerada aqui, neste estudo, como uma habilidade fundamental para se aprender a ler e compreender textos. Diante dos problemas apresentados e com base em estudos recentes sobre os aspectos cognitivos e neuropsicolinguísticos da leitura, a exemplo de Dehaene (2012); Maluf (2013; Morais (2013); Scliar-Cabral (2013); Oliveira e Silveira (2015), dentre outros,  esta pesquisa de mestrado tem como objetivo principal averiguar em que medida o desenvolvimento de habilidades envolvidas na decodificação  pode contribuir para a leitura e compreensão de textos entre estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada em Bom Conselho, Pernambuco. A turma do 4º ano foi escolhida porque se espera que os alunos nessa fase já tenham adquirido as habilidades básicas da decodificação. Como objetivos específicos, o estudo visa verificar, por meio de testes específicos e  através de pesquisa quali-quantitativa e  correlacional, o seguinte:  (a) o desempenho dos participantes na tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras e se desenvolveram a consciência fonológica/fonêmica; (b) o desempenho dos estudantes em relação à acurácia e ao tempo de resposta no teste de reconhecimento rápido de palavras/frases; (c) a compreensão leitora do ponto de vista dos processamentos cognitivos através da leitura de texto; (d) as habilidades de reconhecimento rápido de palavras e de decodificação (TCLPP- CAPOVILLA & SEABRA, 2010); (e) a consciência fonológica (identificação de rimas, combinação de fonemas iniciais e contagem de sílabas, segundo Adams et al, 2006) e (f) correspondência grafêmico-fonológica) e finalmente (g) a compreensão textual (SCLIAR-CABRAL, 2003). Os resultados e as análises estatísticas estão em andamento, e um projeto piloto realizado confirmou a hipótese de que a decodificação e a automatização da leitura são habilidades indispensáveis para a compreensão de texto.

Palavras-chave: Alfabetização; Decodificação; Consciência fonológica e fonêmica; Compreensão de texto; Pesquisa Correlacional.

PALAVRAS-CHAVE:

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Psicolingüística

Presidente - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Interno(a) - 1293059 - ANA CLARA MAGALHAES DE MEDEIROS
Externo(a) à Instituição - RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI - CEFET-Al
Notícia cadastrada em: 06/10/2020 16:08
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 05/05/2024 11:52