PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: MARIA ALCIONE DOS SANTOS

DISCENTE : MARIA ALCIONE DOS SANTOS
DATA : 01/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/htk-pdhw-tau

IDENTIDADES DOCENTES E (MULTI)LETRAMENTOS: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVISTA DOS DISCURSOS E DAS PRÁTICAS

Identidades docentes; Multiletramentos; Letramento crítico; Discursos; Práticas Sociais.

Esta pesquisa tem como objetivo compreender em que medida as identidades docentes de professoras/es de língua portuguesa de uma escola pública estadual, na cidade de Campo Alegre-Al, interferem nas práticas de (multi)letramento desenvolvidas por essas/es professoras/es em suas aulas e contribuem (ou não) para a construção de letramentos críticos. Para isso utilizamos como pressupostos teóricos a Análise de Discurso Crítica (ADC) Faircloughiana, que entende a identidade como uma construção social, condicionada pelas relações de poder e hegemonia. Quanto à noção de multiletramentos, tomamos como base as discussões de Rojo (2012), para quem estes contribuem para a transgressão e subversão das relações de poder que são geralmente estabelecidas pela sociedade hegemônica, possibilitando uma postura crítica da/o educanda/o e visando a construção de uma prática transformadora. Com uma abordagem qualitativa, etnográfica-discursiva (MAGALHÃES, 2000), de ordem sócio-histórica (FREITAS, 2003), buscamos, por meio da aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e observações em sala de aula, mapear as identidades que as/os professoras/res constroem discursivamente acerca de si enquanto docentes de Língua Portuguesa; identificar os discursos sobre (multi)letramentos que fundamentam as práticas docentes das/os professoras/es participantes da pesquisa e refletir em que medida as práticas de leitura e de escrita desenvolvidas em sala de aula contribuem para o letramento crítico das/os estudantes. Ao final da presente pesquisa, esperamos evidenciar que a análise de discurso crítica, por meio do letramento crítico, entendido como práticas de leitura e escrita perpassadas por relações de poder e discursos ideológicos, pode desvelar essas situações e estabelecer uma mudança discursiva com novas configurações de práticas sociais.

Presidente - 1414920 - LORENA ARAUJO DE OLIVEIRA BORGES
Interno(a) - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Externo(a) à Instituição - SILVIO NUNES DA SILVA JUNIOR - UPE
Notícia cadastrada em: 24/01/2024 18:22