Construção de Sentidos e dialogismo nas práticas com as charges em avaliações do Enade para Letras Português
Centrada na óptica da Linguística Aplicada (LA), pautada na noção de linguagem como prática social, imbricada crucialmente em elementos contextuais (FABRÍCIO, 2006) e em uma LA que explode a relação teoria e prática (MOITA LOPES, 2006), esta dissertação propõe uma discussão baseada nos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (ADD), utilizando, como material de análise, charges apresentadas em provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), entre 2005 e 2017. Especificamente analisamos cinco provas direcionadas aos egressos do curso de Letras-Português. A construção de sentidos a partir de elementos verbovisuais como a charge se dá de modo complexo, levando-se em conta o emaranhado de informações que se apresentam em tais elementos. Nessa análise são discutidas as noções de discurso, palavra, interdiscurso e interação, sob a contribuição de Bakhtin (1998; 2011), Volóchinov (2017), Fiorin (2018), Braith (2005) e Rohling (2014). Trabalhamos, ainda, com a visão de Avaliação Institucional de Dias Sobrinho (2007), Saviani (1999) e Hoffmann (2014). A abordagem de pesquisa é qualitativa (Lüdke & André, 1986), dentro de uma perspectiva sócio-histórico, a partir do entendimento de que a fonte de dados de uma pesquisa é o texto (contexto) no qual o acontecimento emerge. Verificamos, com base na análise quanto à linha da ADD, que a construção de sentido que se espera do egresso do curso de Letras-Português, no que se refere aos conheciementos linguístico-discursivos, deve ser voltada para a construção das redes discursivas e novos saberes da contemporaneidade, a fim de pensar sobre discursos outros em relação à sua visão de mundo.
Análise Dialógica do Discurso, Discurso, Avaliação ENADE, Charge.