A ANTECIPAÇÃO EM CONTEXTO DE ESCRITA COLABORATIVA NO ENSINO
FUNDAMENTAL
Antecipação; escrita colaborativa; metalinguagem; rasura.
Essa tese objetiva investigar as antecipações relacionadas às atividades metalinguísticas de
alunos do ensino fundamental que participam de processos de escrita colaborativa em dupla e
em sala de aula. A antecipação é um fenômeno intrínseco a todas as atividades humanas,
inclusive aos processos de escrita. O estudo se justifica tendo em vista as poucas investigações
acerca da antecipação nas produções de texto, principalmente devido à dificuldade de acesso às
antecipações. A ancoragem teórica parte da Genética de Textos e da Linguística Enunciativa
benvenistiana, com a contribuição da Psicologia Cognitiva. Essas teorias, aliadas ao Sistema
Ramos - dispositivo tecnológico utilizado para captura simultânea de processos de escritura a
dois, em tempo e espaço real da sala de aula, fornecem pistas para a compreensão das formas
pelas quais as antecipações ocorrem enquanto os alunos escrevem e/ou dialogam sobre o que
escrevem, bem como oferecem subsídios para estabelecer a relação entre automatização da
escrita, antecipação e rasura. O estudo destaca a importância da antecipação na compreensão
da gênese textual por alunos do ensino fundamental, com base na análise de seis processos de
escrita colaborativa. Os resultados sugerem, através das evidências empíricas encontradas,
algumas indicações ao professor acerca de como se promover a antecipação em situações de
produção textual na sala de aula.