PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEISON ARAUJO SILVA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: GEISON ARAUJO SILVA
DATA: 04/02/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Atividade Remota
TÍTULO:

DISCURSOS DE ÓDIO E A (DES)CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NO TWITTER: ANÁLISE INTERPRETATIVA DO PERFIL ESCOLA SEM PARTIDO


RESUMO:

Nesta dissertação, reflito sobre a (des)construção de identidades docentes no twitter, a partir de indícios discursivos nas dinâmicas de interações do perfil Escola sem Partido (@escolasempartid). A pesquisa está ancorada no campo da Linguística Aplicada inter/transdisciplinar (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006), na concepção dialógica de língua/gem (VOLÓCHINOV, 2018; BAKHTIN, 2013), nos estudos de Hall (2006) sobre identidade e nas contribuições de Hypolito e Vieira (2002), Tardif (2002) e Freire (1996) sobre o trabalho docente. Com essas reflexões, observamos os efeitos de sentido em diálogo com questões éticas de atuação nas práticas sociais (MOITA LOPES, 2006; FABRÍCIO, 2006; SOUTO MAIOR, 2009;2020). Focalizo também discussões sobre discursos de ódio e liberdade de expressão no ciberespaço e sobre os mecanismos discursivos de instauração de uma política de ódio. Para efetivar o estudo, realizo uma pesquisa interpretativista (MOITA LOPES, 2004), de cunho histórico-social (FREITAS, 2003), a partir de uma abordagem qualitativa (FLICK, 2009; DENZIN e LINCOLN, 2006; CHIZZOTTI, 2003). O conjunto de dados foi constituído por tuítes publicados no perfil oficial do Movimento Escola Sem Partido (@escolasempartid) na rede social twitter e pelas interações realizadas a partir dessas publicações (respostas), entre agosto de 2019 a julho de 2020. Os resultados preliminares mostram que as identidades docentes produzidas no/pelo perfil resultam de embates discursivos que buscam construir ora identidades docentes pretendidas pelo ESP e seus seguidores, ora identidades antagônicas que devem ser "combatidas" e "criminalizadas".


PALAVRAS-CHAVE:

Identidade Docente, Escola Sem Partido, Discurso de ódio, Redes Sociais.


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Interno(a) - 3145736 - DEBORA RAQUEL HETTWER MASSMANN
Externo(a) à Instituição - JULIO CESAR ARAUJO - UFC
Notícia cadastrada em: 26/10/2020 10:18
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