PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE ROCHA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DAYANE ROCHA DE OLIVEIRA
DATA: 30/10/2020
LOCAL: Online

GENÉTICA TEXTUAL: UM ESTUDO ACERCA DAS RASURAS EM MANUSCRITOS DE ALUNOS RECÉM-ALFABETIZADOS, SEUS TIPOS E FUNÇÕES

O presente trabalho analisa as rasuras que surgem em processos de produção textual realizados em sala de aula dos quais participam duas duplas de alunas do 2º ano do ensino fundamental que escrevem colaborativamente e pertencem, respectivamente, a uma escola da cidade de Maceió, AL - Brasil e a uma escola da cidade de Aveiro - Portugal, todas com 7 anos de idade, cujos dados foram registrados através do Sistema Ramos, um dispositivo de captura multimodal em tempo e espaço real da sala de aula. Apoiado na Genética textual, através de uma abordagem linguístico-enunciativa, este estudo elege como categorias de análise os tipos e as funções de rasuras e tem por objetivos: a) analisar e classificar  as rasuras que surgem em quatro processos de criação textual, sendo dois produzidos por cada dupla; b) comparar e discutir as nomenclaturas dos tipos e das funções das rasuras já existentes, tendo em vista a variação existente na área; c) verificar quais mais ocorrem, comparando alunos brasileiros com alunos portugueses. O protocolo adotado para a coleta de dados nos dois países foi o mesmo e os resultados apontam que as funções mais utilizadas pelas duplas são a substituição e a supressão, o que confirma o exposto por Biasi, quando diz que essas duas operações são gestos de escritas mais comuns. A respeito dos tipos, os mais utilizados pelas díades foram: ortográficos, gráficos, textuais-discursivos, de pontuação, de antecipação, sintáticos e de acentuação, visto que estão trabalhando e refletindo sobre o texto que está sendo produzido.

PALAVRAS-CHAVE:

Genética textual. Rasura. Manuscrito escolar.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Interno(a) - 031.826.224-04 - MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS - UFPE