PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: ROSIENE OMENA BISPO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSIENE OMENA BISPO
DATA : 07/03/2024
LOCAL: Online

COMENTÁRIOS DESDOBRADOS SOBRE MARCAS DE PONTUAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS DUPLAS DE ALUNOS

Pontuação. Comentários espontâneos. Escrita colaborativa. Atividades metalinguísticas.

Esta pesquisa, vinculada à Genética Textual, a partir de uma abordagem linguístico-enunciativa se apoia em estudos dedicados a compreender processos de produção de textos em contexto escolar (Fabre, 1990; Boré, 2015; Doquet 2009; Calil, 2008, 2017; Felipeto 2008, 2012) e investiga as marcas de pontuação da frase (MPF) feitas por alunos recém-alfabetizados, em narrativas ficcionais (contos etiológicos) inventadas, visando aprofundar as investigações sobre atividades metalinguísticas (Gombert, 1996; Myhill, 2011; Calil, Myhill, 2020).  O material de pesquisa foi coletado em uma sala de aula do 2º ano, durante o desenvolvimento do projeto didático “Contos do como e do por que”. A partir desse material constitui-se um corpus composto por dois subconjuntos: 1. Produto textual, composto por 67 manuscritos escolares, escritos, individualmente e em dupla, pelos alunos da turma; 2. Processo de escrita, composto pelo registro fílmico (Sistema Ramos) de 20 processos de produção textual, sendo 10 processos de uma díade e 10 processos de outra díade. No subconjunto 1 foram identificadas 510 MPF. A partir desta identificação listamos os seguintes tipos de MPF no produto textual: letra maiúscula, vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto e vírgula, travessão, sendo as mais usadas a letra maiúscula (226), o ponto final (129) e a vírgula (111).  No subconjunto 2, analisamos os momentos em que as duplas inscreveram os sinais de ponto final e vírgula, tendo como objeto de análise os comentários espontâneos associados a esses objetos textuais. Identificamos três modos de ocorrência de inscrições desses sinais: 1. Inscrição sem verbalização; 2. Inscrição com verbalização do termo linguístico; 3. Inscrição com comentários. A ocorrência teve a maior concentração numérica. Nela a díade Ca Ig inscreveu 24 pontos e 35 vírgulas e a díade So Ma inscreveu 15 pontos e 28 vírgulas. Na ocorrência 2. Ca_Ig inscreveu 13 pontos e 4 vírgulas e So Ma 2 pontos e 6 vírgulas. Na ocorrência 3.  Ca_Ig inscreveu 7 vírgulas, sendo 3 delas seguidas por comentários desdobrados e 3 pontos, sendo, apenas 1 seguido de comentário desdobrado; a díade So_Ma inscreveu  3 vírgulas, sendo, apenas 1 seguida de comentário desdobrado. Também foram observados que o ponto e a vírgula, duas MPF, podem ser usadas com pouca diferenciação em suas funções linguísticas e semânticas. Por vezes, a vírgula é inscrita na posição de ponto final, por vezes, o ponto final é inscrito na posição da vírgula. Conforme sugerido pelos comentários espontâneos verbalizados, há indicação de que o não uso ou o uso intercambiável dessas MPF está associado, de um lado, à formação da noção de frase e as possibilidades de divisão interna da frase. Além disso, o uso de ponto para fechamento de história parece se sobrepor ao de ponto para fechamento de frase e, por fim identificamos o uso da vírgula associada à pausa, reforçando a influência da instrução escolar.

Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interno(a) - 2551283 - DEYWID WAGNER DE MELO
Interno(a) - ***.826.224-** - MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS - UFAL
Externo(a) à Instituição - MARIA HOZANETE ALVES DE LIMA - UFRN