PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: ISLAN LISBOA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISLAN LISBOA DA SILVA
DATA : 13/03/2024
LOCAL: FALE/UFAL

PARTÍCULAS MODAIS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E O CONTEXTO DÊITICO: REFERENCIAÇÃO NO TEXTO DIALOGAL DE DÍADES RECÉM-ALFABETIZADAS ESCREVENDO COLABORATIVAMENTE

Partículas modais do português brasileiro. Escrita colaborativa. Dêixis.

Esta tese tem como proposta investigar a presença de partículas modais do português brasileiro e seu contexto dêitico, no texto dialogal de uma díade de alunas recém-alfabetizadas. As Partículas Modais são marcas características de determinados idiomas, expressões linguísticas compostas por lexemas presentes em alguns enunciados, dando-lhes um caráter de leveza, de validação, determinando a intenção do enunciador dentro do enunciado. Nosso corpus é oriundo da metodologia de escrita colaborativa em pares. Foi por meio dela que analisamos quantitativa e qualitativamente 10 processos que foram coletados em 2013, em uma escola particular (Maceió - AL), transcritos a partir das produções de uma dupla de alunas do ensino fundamental, que escreveu em situação colaborativa. Esses dados são originários do Banco de Dados Práticas de Textualização na Escola, pertencentes ao Laboratório do Manuscrito Escolar da Universidade Federal de Alagoas, através deles foi possível identificar, quantificar e qualificar as Partículas Modais do português brasileiro que surgiram no manuscrito produzido pelas escolares. As partículas encontradas foram devidamente quantificadas por meio de gráficos, quadros e tabelas e foram qualificadas por função, ocorrência e contexto dêitico dentro do texto dialogal. Como ancoragem teórica, buscou-se respaldo na Linguística da Enunciação e na Genética Textual, procurando assim contribuir com os estudos linguísticos voltados para as pesquisas de escritura e autoria em sala de aula. O presente estudo mostrou através da análise dos dados que as Partículas Modais do português brasileiro presentes no texto dialogal, apontam para uma referência interna, e sem tal contextualização se tornam vazias de sentido, aproximando-se, portanto, do fenômeno dêitico.

Presidente - ***.349.654-** - KALL ANNE SHEYLA AMORIM BRAGA - UFAL
Interno(a) - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Interno(a) - ***.349.654-** - KALL ANNE SHEYLA AMORIM BRAGA - UFRPE
Interno(a) - ***.826.224-** - MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS - UFAL