PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: SIDIANE FERREIRA BATISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIDIANE FERREIRA BATISTA
DATA : 12/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório Heliônia Ceres
TÍTULO:

O DIÁLOGO SOCIAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR E PRODUTOR DE TEXTOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ENUNCIADO-ACONTECIMENTO-TEMA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Diálogo social; Formação do sujeito leitor e produtor de textos; Enunciado-acontecimento-tema; Responsividade.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o diálogo social (Bakhtin, 2011; Volochinov, 2021) em sala de aula e a formação do sujeito leitor e produtor de textos, a partir do conceito triádico enunciado-acontecimento-tema (Zozzoli, 2016), em aulas de Língua Portuguesa. O trabalho com enunciado-acontecimento-tema ajuda a explorar a relação entre o discurso, seu contexto e o motivo ou propósito que subjaz tal discurso. O trabalho está ancorado na Linguística Aplicada, uma área de estudo transdisciplinar (Moita Lopes, 1996, 2006; Pennycook, 2006), que evidencia a capacidade de compreender questões complexas relacionadas à linguagem em diversos contextos teóricos e práticos. Para a realização do estudo, utilizamos uma abordagem de pesquisa de natureza qualitativa (Oliveira, 2008; Lüdke & André, 1986), cujo contexto foi uma turma do curso técnico subsequente ao nível médio, da rede federal de ensino, na cidade de Maceió-AL. A pesquisa é de cunho etnográfico (Chizzotti, 2008; Triviños, 1987) e de netnografia (Nogueira, Gomes e Soares, 2011; Amaral, Natal e Viana, 2008; Polivanov, 2013). Para a coleta de dados, foi realizado um trabalho de pesquisa colaborativa (Ibiapina, Bandeira, Araújo, 2016; Ferreira e Ibiapina, 2011; Ibiapina e Bandeira, 2016; Gasparotto, Menegassi, 2016) com a professora da turma. Nas análises realizadas, foi possível constatar que um trabalho de leitura e de produção de texto nas aulas de Língua Portuguesa, a partir do diálogo social dos estudantes, na perspectiva proposta, pode contribuir para minimizar lacunas linguístico-discursivas que os estudantes apresentam, ainda que se trate de sujeitos que concluíram a educação básica. Consideramos que essas lacunas podem ser minimizadas a partir de um trabalho docente que leve o diálogo social para a sala de aula em articulação com a tríade enunciado-acontecimento-tema (Zozzoli, 2012; 2016) para o desenvolvimento de uma formação responsiva, uma vez que esse trabalho amplia as condições de uso da língua na esfera discursiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANTONIO CARLOS SANTOS DE LIMA - IFAL
Interno(a) - 3145736 - DEBORA RAQUEL HETTWER MASSMANN
Interno(a) - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Presidente - 3118896 - RITA MARIA DINIZ ZOZZOLI
Externo(a) à Instituição - SILVIO NUNES DA SILVA JUNIOR - UPE
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 10:34
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