PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: LILIAN SOARES DE FIGUEIREDO LUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIAN SOARES DE FIGUEIREDO LUZ
DATA : 28/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO:

CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM EAD: ESTUDO INTERPRETATIVO DAS MEDIAÇÕES DIALÓGICAS IMPLICADAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Construção identitária docente. Formação docente. Educação a Distância. Mediação Dialógica Implicada.


PÁGINAS: 257
RESUMO:

 

É inegável a importância da formação inicial docente em EaD por ter como foco a preparação para atender às demandas da prática profissional responsiva-ativa (Bakhtin, 2011) dos/as discentes em formação acerca do ensino aprendizagem (Geraldi, 2014; Zozzoli, 2016) na modalidade a distância (Moore, 2002; Maia, 2007; Belloni, 2008), num contexto educacional da contemporaneidade, caracterizado pela fragmentação (Hall, 2006, 2014) complexidade e fluidez (Bauman, 2001). Baseando-nos no campo da Linguística Aplicada, nesta pesquisa, visamos refletir sobre a construção identitária do/a professor/a de Língua Portuguesa em formação inicial na modalidade de Ensino a Distância do curso de Letras/Português do Instituto Federal de Alagoas para atuação nessa modalidade, baseada no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006; 2017; Souto Maior, 2022). Para este estudo, trabalhamos em uma sala de aula virtual com o intuito de mediar experiências numa perspectiva dialógica (Souto Maior et. all, 2020; Zozzoli, 2012), a partir da concepção dialógica de linguagem (Bakhtin, 2011; Bakhtin/Volóchinov, 2014) que propiciassem uma reflexão sobre práticas pedagógicas, que estimulam os saberes docentes (Tardif, 2014; Pimenta, 2006, 2012) na EaD, contribuindo assim para uma construção identitária docente. Como pressupostos metodológicos, assumimos a perspectiva qualitativa, de natureza etnográfica de cunho interpretativista (Triviños, 1987; Flick, 2009; Oliveira, 2008), utilizando o método da pesquisa-ação (Flick, 2009; Barbier, 2004; André, 1995). A construção de dados se deu através de aplicação de questionários, fóruns, chats individuais do Moodle e de WhatsApp. Desse modo, as práticas linguístico-discursivas desses ambientes educacionais, no caso, especificamente, dos chats individuais, dos fóruns, do gênero consígnia (Luz, 2017; Luz, Souto Maior, 2019) e do questionário nos permitem analisar a construção das identidades docentes, já que o enunciado é um produto da interação social e reflete/refrata as mudanças sócio-históricas. Sinalizamos, nesse processo, a mediação, que denominamos de dialógica implicada entre professor/a e aluno/a, que se caracteriza pelo viés participativo, integrador e responsivo-ativo. Essas reflexões instigam um repensar sobre a formação e os saberes docentes, bem como sobre a prática pedagógica no ensino de línguas, em especial o trabalho com os gêneros discursivos na modalidade a distância.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANTONIO CARLOS SANTOS DE LIMA - IFAL
Externo(a) à Instituição - BRANCA FALABELLA FABRICIO - UFRJ
Interno(a) - 3145736 - DEBORA RAQUEL HETTWER MASSMANN
Externo(a) à Instituição - MATILDE GONÇALVES
Presidente - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Interno(a) - ***.119.314-** - ROSANGELA OLIVEIRA CRUZ PIMENTA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 27/02/2024 13:18
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 05/05/2024 17:26