PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: JULIA MEDEIROS DE OMENA

DISCENTE : JULIA MEDEIROS DE OMENA
DATA : 19/03/2024
LOCAL: FALE/UFAL (Banca online)

"SOY LOCA POR TI, AMÉRICA”: DECOLONIALIDADE E LETRAMENTO CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO IFAL

Letramento Crítico. Pedagogia Decolonial. Língua Espanhola.

A colonização promoveu uma série de imposições à América Latina no que diz respeito à língua, à religiosidade, à cultura e à história, como um todo. Reflexo disso é o afastamento entre nações irmãs, como o Brasil e os demais países latino-americanos, por meio da diferenciação linguística, em que o Brasil é o único país cujo a língua oficial é o Português. Por conseguinte, isso tem provocado a falta de pertencimento dos brasileiros à América Latina, a partir dos próprios currículos escolares nos quais, geralmente, a língua adicional escolhida para o trabalho didático-pedagógico é o inglês e não o espanhol, por exemplo. Pensando nisso e com o intuito de aproximar os alunos da identidade latino-americana, esta pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar a percepção dos alunos de uma turma do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao curso de Mecânica, do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió, sobre temáticas sociais como o machismo, os padrões de beleza e os povos originários; no ensino de língua espanhola, à luz das teorias do letramento crítico e da decolonialidade. Os pressupostos teóricos utilizados para fundamentar a pesquisa foram: Duboc (2015), Janks (2016), Jordão (2016) e Freire (2014), sobre letramento crítico; Quijano (1999), Bernadino-Costa (2015), Grosfoguel (2019) e Walsh (2013), sobre decolonialidade; e Moita Lopes (2009), e Pennycook e Makoni (2019), sobre linguística aplicada. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), cujo os dados foram coletados a partir do desenvolvimento de aulas temáticas, questionários, produções textuais/discursivas dos participantes (memes, infográficos e cards de curiosidade), relatos produzidos pelo WhatsApp e diários reflexivos da professora/pesquisadora. Por fim, esses materiais foram analisados de forma qualitativa, priorizando a descrição e a interpretação dos dados. A partir da análise, foi possível verificar que as abordagens do letramento crítico e da decolonialidade, aliadas aos gêneros citados, proporcionou uma educação mais inclusiva e engajada, promovendo a participação ativa dos alunos nas atividades propostas. A pesquisa revelou a importância de abordar questões sociais em sala de aula, utilizando práticas pedagógicas que estimulem a reflexão e a consciência crítica.

Presidente - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Interno(a) - 1414920 - LORENA ARAUJO DE OLIVEIRA BORGES
Interno(a) - 1631608 - SERGIO IFA
Externo(a) à Instituição - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS - UFS