FEMINISMO E LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
O presente estudo teve como objetivo refletir sobre os impactos dos discursos sexistas com as/os discentes de uma turma não regular do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A pesquisa ocorreu em aulas remotas de Língua Inglesa e teve como os principais pressupostos teóricos a teoria feminista (HOOKS, 2018; DAVIS, 2016; COLLINS, 2019) e o Letramento Crítico (MONTE MÓR, 2006; 2013; JANKS, 2014). A pesquisa está situada na Linguística Aplicada (LA), ciência que se interessa por problemas de relevância social e oferece respostas para a vida das/dos participantes da pesquisa (ROJO, 2013). O trabalho é de natureza qualitativa (CROKER, 2009), tratando-se de uma pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: os diários da professora/pesquisadora, gravações das aulas em vídeo, atividades produzidas pelas/os discentes participantes da pesquisa e os registros das conversas em um grupo de whatsapp. Os resultados iniciais apontam que, reflexões sobre temas feministas trazem a possibilidade de desaprendizagem de pensamentos e ações sexistas. Demonstram também que o machismo, por ser estrutural, está presente nas experiências sociais das/os discentes do IFAL. Por fim, pontuamos que, o ambiente escolar não está isento de reproduzir ações preconceituosas.
Ensino de Inglês. Feminismo. Letramento Crítico.