Tirinhas no livro didático de Língua Portuguesa: uma análise na perspectiva dialógica
Neste trabalho, inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA), temos como objetivo principal analisar e refletir, numa perspectiva dialógica (BAKHTIN, 2011, 2016; VOLÓCHINOV, 2018), sobre a utilização do gênero discursivo tirinha em livros didáticos de Língua Portuguesa. Nesse caso, teremos como corpus a coleção “Português Linguagens”, de Cereja e Magalhães, da editora Saraiva, em suas 1ª, 2ª, 6ª e 8ª edições, publicadas nos anos de 1990, 2002, 2010, 2014, respectivamente. Ao adotarmos a LA como um campo transdisciplinar (SIGNORINI, CAVALCANTI, 1998; PENNYCOOK, 1998; MOITA LOPES, 1996, 2006, 2013), buscaremos o auxílio de diferentes campos do conhecimento a fim de compreendermos, de maneira mais profunda e eficiente, as múltiplas facetas do fenômeno observado e, para tanto, partiremos da seguinte questão geral: Como a tirinha tem sido abordada, ao longo dos últimos anos, nos manuais analisados? Com base nessa questão, outras pareceram-nos também relevantes: (A) Quais concepções de linguagem estão presentes nas propostas de atividades dos livros didáticos sobre o gênero tirinhas e como elas podem influenciar no trabalho pedagógico do professor? (B) Que implicações a tirinha, trabalhada numa perspectiva dialógica, pode trazer para o ensino e aprendizagem de língua Portuguesa? (C) As atividades propostas propiciam uma leitura crítica e reflexiva do gênero e atentam-se para as situações concretas do uso da língua? Diante disso, faremos um estudo exploratório de abordagem qualitativa tendo como procedimentos, para a coleta de dados, uma pesquisa documental e bibliográfica (LÜDKE & ANDRÉ, 2012), na qual nos basearemos não só na análise de manuais didáticos e de documentos oficiais que abordam a temática como, também, em estudos anteriores, principalmente os que tratam da utilização dos gêneros discursivos na sala de aula, da responsividade da língua, do dialogismo e das concepções de linguagem. Os resultados, ainda parciais, apontam para uma utilização da tirinha como pretexto para o ensino dos aspectos gramaticais do texto, desconsiderando as suas características multimodais e problematizadoras da realidade, ao adotar uma concepção tradicional do ensino de língua.
Gênero discursivo; tirinha; livro didático; Língua Portuguesa; Ensino e Aprendizagem