PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de DEFESA: HUMBERTO SOARES DA SILVA LIMA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: HUMBERTO SOARES DA SILVA LIMA
DATA: 08/01/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Atividade Remota
TÍTULO:

As constituições identitárias da transmasculinidade de um professor de escola pública de Maceió-AL: um estudo interpretativo


RESUMO:

Esta pesquisa encontra-se situada no campo de investigação transdisciplinar da Linguística Aplicada a qual entende e concebe o sujeito envolvido no processo de construção social e política, como “ideológico e heterogêneo” Moita Lopes (2006) e Fabrício (2006) e, sobretudo, “fluido”, de acordo com Bauman (2001). Diante desse processo de construção e constituição das identidades do sujeito, através das perspectivas pós-estruturalista e pós-moderna, dadas as condições de reflexão ao reconhecimento das diferenças culturais e políticas, segundo Colling (2016) e Vergueiro (2015), considero as “transexualidades” como um conjunto de várias identidades que constituem a identidade de gênero do sujeito (JESUS, 2010; 2012; 2018) e (BENTO, 2006; 2010; 2012). Desse modo, o estudo proposto está atrelado à visão socioconstrucionista do discurso (MOITA LOPES, 2002; 2003), aliando-se à concepção dialógica do discurso a partir da compreensão da interação entre os sujeitos (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981), bem como não entende o sujeito como pronto e acabado, no entanto, entende-o em processo de construção associado principalmente às “identidades fluidas” (BAUMAN, 2001; MOITA LOPES, 2002) e “identidades abertas, contraditórias e inacabadas” (HALL, 2006). Em meio a esse contexto teórico-conceitual, a pesquisa tem como objetivo principal refletir sobre as constituições identitárias que transpassam a vivência, ora profissional ora pessoal, da transmasculinidade de um professor de escola pública de Maceió-AL, com vistas à sua constituição e construção da identidade de gênero. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista (FLICK, 2004; MOITA LOPES, 1994), e para o seu desenvolvimento foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, entrevista, observação e diário de campo, a fim de haver não apenas uma contextualização e um entendimento acerca do problema (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), mas sobretudo buscar algumas compreensões/acepções em relação aos sentidos existentes naquele espaço educacional onde atua o professor. Quanto às questões da pesquisa, que deram suporte à análise, foram: Como se dá a relação do professor com a comunidade escolar?; Como o professor analisa a sua trajetória na escola, de acordo com as constituições identitárias, no tocante à sua identidade de gênero? e, por fim, Quais são as políticas públicas relacionadas à população TRANS e como essas se articulam nos discursos proferidos pelo professor? Nesse sentido, através das discussões levantadas pelas autoras e pelos autores no que diz respeito às implicações teórico-metodológicas quanto às questões de gênero e de identidade, reflito e analiso que as constituições identitárias da transmasculinidade de um professor de escola pública de Maceió-AL, apesar do seu silenciamento sobre algumas questões relacionadas à população TRANS e das suas questões acerca de uma visão ainda biologizante em seus discursos, estão sendo constituídas/construídas em meio a um universo social e político, a partir da noção de “sujeito pós-moderno” (HALL, 2006), cuja visibilidade está ganhando mais espaços.


PALAVRAS-CHAVE:

Constituição identitária. Transexualidades. Identidade de gênero. Interação.


PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Interno(a) - 031.826.224-04 - MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS - UFPE
Externo(a) ao Programa - 1996097 - ISMAR INACIO DOS SANTOS FILHO
Externo(a) ao Programa - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externo(a) à Instituição - JAQUELINE GOMES DE JESUS - UFRRJ
Notícia cadastrada em: 05/01/2021 20:58
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 05/05/2024 13:37