Constituição discursiva sobre Gênero e Sexualidade no campo religioso católico: análise interpretativista dos discursos envolventes de dois Papas do século XXI
gênero. discurso. Discurso Envolvente. família. homossexualidade. linguística aplicada.
Desde o século passado, os debates sobre gênero e sexualidade vêm se tornado cada vez mais presentes nos meios acadêmicos e na sociedade de um modo geral. Por entender que as discussões acerca desses temas são importantes para a deslocamentos de sentidos que hoje se inscreve em ações de preconceito e violência, a presente pesquisa inscreve-se na área da Linguística Aplicada (Fabrício, 2006; Moita Lopes, 2002, 2006), numa perspectiva de implicação (Souto Maior, 2022), considerando estudos de gênero (Louro, 2008, 2009, 2015, Butler 2003, Scott, 2017, hooks, 2015, hooks, 2019) e os estudos discursivos bakhtinianos (2010). Nesse sentido, procuro observar que Discurso Envolventes (Souto Maior, 2009; 2022; 2023) basilam as tensões discursivas do campo discursivo cristão católico, entendendo que esse é um dos mais tradicionais espaços que produzem e reproduzem sentidos nas práticas sociais. Assim, esses vastos conjuntos de espaços e instâncias “exercitam pedagogias” socialmente (Meyer, 2002) e ensinam forma de ser, estar no mundo e de se comportar. O corpus da pesquisa é composto três discursos do papa Bento XVI (dois direcionados ao corpo diplomático e um à Cúria Romana na Cidade do Vaticano) e a exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, do Papa Francisco, a fim de observar os Discursos Envolventes, a partir do emprego dos termos “família” e “homossexualidade”, construídos pelas interações entre o dizer daquele que fala em nome da Igreja e a sociedade, que também constitui esse discurso. Em relação à metodologia, desenvolvo um estudo de base qualitativa (Freitas, 2007; Amorim, 2007; Flik, 2009, 2004) de cunho interpretativista (Lessa, 2010; Moita Lopes, 1994). As questões de pesquisa que deram suporte à análise foram: a) quais discursos são encontrados nos pronunciamentos oficiais dos referidos papas acerca dos temas “Família" e “Homossexualidade”? b) quais Discursos Envolventes encontramos nesse recorte?; c) como são construídos esses discursos? d) quais as possíveis implicações dos sentidos formulados por esses Discursos Envolventes para a construção dos sentidos na contemporaneidade? Dada a necessidade de se debater o assunto e considerando que, na nossa sociedade, as questões ligadas à sexualidade e às discussões de gêneros constituem e são constituídas por práticas sociais que, a partir da maneira como se dão, interferem no modo como os sujeitos vivenciam o mundo, considero que problematizar os discursos institucionais religiosos é fundamental para possibilitar questionamentos que podem construir outros sentidos distanciados do preconceito e da discriminação.